Publicado em: 13/07/2017

5 dicas essenciais para ter sucesso na carreira de psicologia

Por: Dcom

s

Hoje em dia, há um grande leque de oportunidades na área da psicologia, graças a uma maior valorização das relações humanas e do bem-estar individual. Assim, os psicólogos anseiam, cada vez mais, poder construir uma carreira com competência e dignidade, recebendo um salário justo por exercer um trabalho tão relevante na sociedade.

Se interessa por essa área tão complexa e fascinante? Quer saber como se dar bem e ter sucesso na carreira de psicologia? Então, continue a leitura!

Tenha contato com outros psicólogos

É bastante comum começar a exercer uma profissão com empolgação e satisfação, mas também com muita ansiedade e expectativas. Se você não der atenção a alguns fatores importantes e não tomar os cuidados necessários, pode acabar se frustrando. Por isso, é fundamental ter paciência — o sucesso na carreira não acontece de uma hora para outra, como desejamos.

Primeiramente, você deve circular nos mesmos ambientes que outros psicólogos, para ampliar seu círculo social. Um psicólogo, afinal, não pode atender sua própria família e amigos — então, quando pessoas próximas solicitam ajuda, ele deverá indicar algum colega de confiança que possa realizar o atendimento. Ou seja, conhecer outros profissionais da área pode acabar se tornando a maior fonte de recebimento de indicações de pacientes.

Cuide da sua imagem profissional

Passe sempre a impressão de ser um profissional atualizado e eficiente, que pode oferecer um bom trabalho por um preço justo. Caso você tenha redes sociais, evite expor sua intimidade, e utilize imagens adequadas ao seu trabalho — seus futuros pacientes podem avaliar você através desses meios.

O valor da consulta deve ser compatível a sua experiência e formação, adaptando-se às possibilidades dos clientes. Se você estiver no início da carreira, principalmente, é melhor cobrar um valor mais baixo para, assim, atender a um maior número de pessoas e aumentar sua bagagem profissional.

Amplie seus conhecimentos

Marque presença em cursos e eventos de psicologia. Seja proativo — apresente trabalhos, ofereça palestras, escreva artigos e nunca perca a oportunidade de falar sobre a sua área de experiência, até mesmo em blogs e demais redes sociais. Procure participar de eventos do Sindicato dos Psicólogos e outros do CRP — muitas vezes, eles são gratuitos.

E não foque em apenas uma especialização exclusiva, mas invista em outras opções. Por exemplo, se você trabalha com terapia para casais, não fique preso ao consultório! Há várias perspectivas que você pode abordar, como ministrar palestras sobre relacionamentos, realizar workshops para casais que desejam melhorar seu relacionamento ou cursos online sobre o assunto. Ao diversificar sua atuação, você atrairá mais clientes, poderá divulgar mais o seu nome e ajudará um maior número de pessoas.

Divulgue seu trabalho

Para ter sucesso na carreira de psicologia, o seu objetivo deve ser sempre divulgar seu nome e construir uma boa reputação. Esteja sempre com cartões de visitas em mãos, e distribua-os em seu círculo social.

Comente com seus colegas de curso, professores, seu terapeuta e supervisor que você está atendendo. Uma outra boa opção é distribuir seus cartões entre seus familiares e amigos, e pedir para que eles ajudem você a divulgar o seu trabalho.

Além disso, é essencial fazer contato com escolas, empresas e outras instituições, oferecendo seu trabalho por um preço diferenciado. Você pode até mesmo começar sendo voluntário em algum projeto e, assim, mostrar que está interessado e à disposição. Dessa forma, você irá adquirir maior confiança de outras pessoas.

Relacione-se bem com os pacientes

Sempre que marcar uma consulta, fique disponível para o atendimento. Nunca vá embora antes do fim da sessão de seu paciente, principalmente se for a primeira consulta dele! O atraso pode ter sido causado por diversos motivos e, se ele chegar ao seu consultório e precisar remarcar a consulta por você já ter ido embora, poderá desanimar e desistir.

Questione-se sobre qual diferença você quer fazer na vida das pessoas, quais resultados você pretende alcançar com o seu trabalho e como poderá obter tanto satisfação profissional quanto pessoal. Pense sempre no que o seu cliente mais precisa de ajuda para resolver, e em como você pode ajudá-lo.

Se você se identificou, agende já a sua prova e venha fazer parte dessa equipe competente que irá fazer de você um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Informações: (69) 3217-8947

FIMCA aqui você faz a diferença!!!


Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009