Publicado em: 14/07/2017

Ciências Contábeis: o manual do Contabilista de sucesso

Por: Dcom

s

Contador

O profissional atua na contabilidade das empresas e instituições, registrando e controlando as atividades de fluxo de caixa, como pagamentos, cobranças, tributos etc. Com base em uma visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros, retrata as influências desses nas alterações patrimoniais, por meio da identificação, da mensuração, da divulgação e da análise dos eventos e das transações ocorridas nas organizações. Produz informações que subsidiam o sistema de gestão no planejamento, organização, execução e controle das atividades, de forma a contribuir para o alcance das metas e dos objetivos da organização. Elabora estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos; executa auditoria e perícia nas áreas contábeis e realiza pesquisa para a solução de novos problemas que demandam conhecimento contábil.

Principais áreas de atuação 

- Planejamento Tributário
- Orçamento e Controle Orçamentário
- Auditoria Contábil
- Contabilidade tributária com ênfase em planejamento
- Contabilidade gerencial
- Controladoria

Evolução da profissão

Em geral, começa como analista contábil e, depois, vai ocupando postos de mais responsabilidade, como contador, gerente contábil e diretor financeiro. 

Para evoluir na carreira, o contador deve conhecer não apenas documentos contábeis mas também jurídicos, como contrato social (principal documento de uma empresa, em que se descrevem a formação e o funcionamento da sociedade empresarial). Entendendo profundamente a atividade que a empresa desempenha, tem a possibilidade de se tornar o responsável técnico pela área contábil. 

Pode ter seu próprio escritório de contabilidade, com sua cartela de clientes, ou estar numa organização, ocupando postos que reportem diretamente ao presidente, como controller (profissional responsável pela controladoria de uma empresa, área que coordena as operações fiscais e financeiras de uma empresa e gera informações estratégicas para o processo de tomada de decisões pelos gestores).

Dicas

- É fundamental estar sempre atualizado a respeito das normas e dos conceitos contábeis nacionais e internacionais, que mudam constantemente e afetam as operações das empresas.
- Conhecer outros departamentos da empresa, como o pessoal e o jurídico, é importante para que o profissional realize de forma mais eficiente as operações contábeis.

Seja um contador de destaque no mercado de trabalho, faça já sua prova agendada e faça parte dessa equipe de sucesso.

Informações: (69) 3217-8947

FIMCA aqui você faz a diferença!!!


Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009