“Primeiro é necessário conhecer a dimensão de um sonho, para então, transformá-lo em realidade.”

A FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho, é uma Instituição de Ensino Superior que tem por finalidade formar profissionais generalistas, competentes e éticos nas áreas de conhecimento em que opera (saúde, humanidades, tecnológica e artes) para atuarem, de forma cidadã, no mundo do trabalho, estabelecendo parcerias solidárias com a comunidade, em busca de soluções coletivas para problemas locais e globais. Desta forma, a FIMCA já é um diferencial entre as demais instituições de ensino superior de Rondônia, por privilegiar a formação dos valores humanos, da inter-relação pessoal e, principalmente, pela qualidade do ensino que oferece.

Cursos

Fundada em 1998, a FIMCA iniciou suas atividades acadêmicas no mesmo ano, com a aplicação do seu primeiro processo seletivo, disponibilizando vagas para o pioneiro Curso de Odontologia. Com o passar dos anos, foi acrescentando outros cursos de graduação em sua oferta, acompanhando as crescentes demandas de formação superior, decorrentes do acelerado processo de desenvolvimento do estado de Rondônia. Hoje, a FIMCA oferece 22 cursos de graduação: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Turismo e Zootecnia.

Infra-Estrutura Física

Para adequar-se à franca expansão de sua oferta de cursos, a FIMCA tem realizado sucessivos investimentos em sua infra-estrutura, expandindo o Campus com a construção de três novos prédios, com salas de aula e laboratórios dotados de todos os equipamentos necessários ao desenvolvimento teórico e prático do processo pedagógico. Em suas modernas instalações estudam cerca de 3.000 acadêmicos, distribuídos em seus 22 cursos. São estudantes oriundos não só da capital e do interior de Rondônia, mas também, de vários Estados do Brasil. E a cada processo seletivo este número aumenta significativamente, conduzindo a instituição ao desiderato para o qual foi criada: ser a maior instituição de Ensino Superior do Estado de Rondônia.

Em sua infra-estrutura, a FIMCA disponibiliza uma ampla Biblioteca com acervo totalmente automatizado, laboratórios de Anatomia Humana 1 e 2, Anatomia Veterinária, Hematologia, Microscopia 1 e 2, Bioquímica 1 e 2, Genética e Biologia Molecular, Microbiologia, Informática 1 e 2, Semiologia Veterinária, Histologia, Farmacotécnica e Cosmetologia, Análise de Leite, Técnica Cirúrgica e Fisiologia, Lafice e Cineantropometria, Desenvolvimento Infantil, Bromatologia e Qualidade de Alimento, Semiotécnica, Fitogenética, Biotério, Centro de Reabilitação, Pré-Clínica e Clínica Odontológica.Todos dotados dos equipamentos e materiais necessários para aproveitar e otimizar os estudos, o que oferece aos acadêmicos, melhores recursos e aos docentes, maior interatividade nas aulas.

Outra importante estrutura da FIMCA é a sua Fazenda Agroecológica, de 50 hectares, localizada no Km 24 da BR-364, sentido Rio Branco/AC, onde se desenvolvem atividades que dão suporte a várias disciplinas das graduações de Medicina Veterinária e Agronomia, através de aulas práticas que ocorrem dentro desse Campus Rural.

Qualidade de Ensino

A excelência acadêmica é um dos nossos pilares estratégicos. Incorporamos ao ensino de nossos alunos todos os conhecimentos e habilidades demandadas pela sociedade: desde as mais modernas metodologias de ensino teórico até as mais recentes tecnologias de aplicação prática. O resultado é uma formação universitária integral, orientada para a adaptação do acadêmico ao seu entorno social e ao seu desenvolvimento pessoal. Profissionais conscientes e capazes de compreender os aspectos sociais e humanos da vida, através de uma clara reflexão sobre o seu papel junto à sociedade, principalmente no resgate daquelas parcelas mais excluídas do processo social.

Responsabilidade Social

Mediante acordos de cooperação técnica, cultural e científica com organizações governamentais e não governamentais, as aulas práticas são ministradas sempre com ênfase nas ações sociais preventivas junto à comunidade. Delas participam acadêmicos e professores de todos os cursos, levando informações e orientações sobre o que fazer para melhorar a qualidade de vida da população, seja nas ruas, na sala de aula, em casa ou no trabalho. A faculdade conta ainda com duas Clínicas Odontológicas e uma de Fisioterapia, que prestam atendimento gratuito a comunidade. O atendimento curativo e restaurador nelas realizados por acadêmicos e professores visa, também, conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção.

Financiamento dos Cursos

Conscientes da realidade socioeconômica do Estado Rondônia, também nos preocupamos em oferecer aos estudantes com alguma dificuldade financeira, inúmeras opções de acesso aos nossos cursos de graduação. Além de recepcioná-los com as tradicionais formas de financiamentos, como o FIES, o PROUNI e convênios, criamos e implantamos, em 2004, o Programa de Bolsa Rotativa, financiado pela própria instituição, que cobre até 50% do custo de cada curso, de acordo com o grau de necessidade econômica do interessado. Depois de formado, já devidamente inserido no mercado de trabalho, o aluno inicia a restituição atualizada do valor recebido, que será revertida em benefício de outro estudante com a mesma necessidade. Desse programa já se utilizam mais de cinqüenta por cento dos alunos matriculados. A Bolsa Rotativa cobre o curso completo, bastando apenas que o acadêmico, em cada período, faça o aditamento do contrato, confirmando sua re-matrícula.

Meio Ambiente

A preocupação com a preservação ambiental está presente na estrutura organizacional da FIMCA, desde a diretoria, até seus colaboradores de serviços gerais, passando por todas as coordenadorias, pessoal administrativo, professores e alunos. Todos são mobilizados a trabalhar conjuntamente, na construção de uma cultura de respeito e defesa ao meio ambiente. Reflexo dessa preocupação foi a importante medida de combate ao aquecimento global, com a substituição do tradicional sistema de refrigeração que atende a faculdade, por um modelo ecologicamente correto. O novo sistema reduz em mais de 90% a utilização de gás, troca o gás R22 pelo 409, não poluente. A Instituição dá o exemplo para que os acadêmicos sejam agentes transformadores e multiplicadores dessa consciência ecológica, tão importante para o planeta, de um modo geral, quanto para nós da Amazônia, em particular.


Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009