Foi realizada na noite de ontem (31 de outubro) no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA a apresentação da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, a primeira do estado de Rondônia, e formada por acadêmicos do Curso de Medicina da FIMCA e da UNIR. Na ocasião também foi comemorado o Dia do Ginecologista (30 de outubro).
Presentes os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho e Maria Silvio Carvalho, a coordenadora do Curso de Medicina da FIMCA e coordenadora da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, professora Claudete Martins, professora Rita de Cássia, professora Heinz Jakob, idealizador da Liga, o professor Delvy Júnior, docente da FIMCA, a coordenadora acadêmica da Instituição, professora Eliete Mendonça, a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA), professora Isabel Cristina.
O evento contou ainda com a presença da presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (Assogiro), Maria da Conceição Simões e acadêmicos de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e da Universidade Federal de Rondônia ? UNIR que lotaram o auditório da Instituição.
A Liga GO conta com a participação de dezenove acadêmicos sob a coordenação da professora Claudete Martins, também coordenadora do Curso de Medicina da FIMCA. A professora Rita de Cássia, docente da FIMCA atua como coordenadora adjunta.
Segundo a professora Claudete os acadêmicos que participam da Liga GO passaram por rigoroso processo de seleção e foram selecionados acadêmicos da FIMCA e da UNIR. “A Liga abrange todos os cursos de Medicina de Rondônia, e o ingresso se deu através de concurso com média de aprovação sete (7,0)”, explicou. A Liga terá integração com o Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitará ao acadêmico de Medicina um treinamento sólido em atenção à mulher dentro do SUS, ressaltou Claudete.
Professora Claudete explicou ainda que “ao final do estágio na Liga GO, o acadêmico será capaz de prestar assistência ambulatorial à mulher adolescente e adulta, promovendo a prevenção, prestar assistência a mulheres durante ciclo gravídico-puerperal, assim como reconhecer as patologias ginecológicas e obstetrícias mais comuns, mobilizando recursos para seu atendimento e terapêutica, desenvolver atividades de educação continuada, transmitir sua arte médica às gerações futuras”.
O objetivo da Liga, de acordo com a professora Rita de Cássia, “é criar e difundir conhecimentos aos futuros profissionais da área de saúde, enfatizando a educação e a prevenção”. Professora Rita afirmou ainda que “em muitas universidades e faculdades brasileiras e estrangeiras as Ligas têm se mostrado um instrumento útil no preenchimento de lacunas na formação acadêmica através de atividades de ensino, pesquisa e, em especial como linha mestra para a extensão”.
“Esta noite, mais uma vez a FIMCA mostrou que está sempre à frente e estou extremamente satisfeito e feliz pela importância desta iniciativa que resultou na criação da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia que apresentamos à comunidade acadêmica nesta noite aqui no Campus da FIMCA, destacando que esta é a primeira LIGA GO de Rondônia e que conta em sua formação com nossos acadêmicos de Medicina. Isso certamente é motivo de orgulho para nós e nossos mestres”, finalizou o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA