Na última sexta-feira, 16 de junho, o hall do prédio Neoclássico do Centro Universitário Aparício Carvalho FIMCA foi palco de uma experiência rica em conhecimento e cultura: a amostra do curso de Farmácia com o tema “Raízes do Saber: Etnobotânica e Saberes Populares”.
Organizada pelos acadêmicos da disciplina de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, sob orientação da professora Maria Antônia, a atividade teve como objetivo valorizar os saberes tradicionais e aproximar os estudantes da ciência por meio da etnobotânica (o estudo das interações entre os povos e as plantas medicinais).
“Hoje a gente trouxe aqui uma amostra de plantas medicinais através do conhecimento etnobotânico. O que é o conhecimento etnobotânico? É o conhecimento entre as culturas. Os alunos foram na casa dos avós, dos pais, e perguntaram quais eram as plantas medicinais que eles mais utilizavam. A partir disso, a gente fez uma pesquisa comprovando que aquele saber popular realmente tinha uma base científica”, explicou a professora Maria Antônia.
Durante a exposição, os visitantes puderam conhecer diversas espécies de plantas utilizadas tradicionalmente na prevenção e tratamento de doenças, além de conferir as pesquisas realizadas pelos alunos, que conectaram o uso popular ao respaldo científico, reforçando a importância da sabedoria ancestral no desenvolvimento de práticas farmacêuticas.
A amostra despertou o interesse da comunidade acadêmica e promoveu um espaço de troca entre gerações, saberes e ciência, reforçando o compromisso da FIMCA com a formação integral dos seus alunos e com a valorização da cultura popular.
Fonte: Ascom