logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Alunos de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho recebem palestra sobre Transplante de Órgãos

31/05/2023 às 15h15min

Nesta terça-feira, dia 31 de maio, os alunos do segundo e terceiro ano do curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA tiveram a oportunidade de participar de uma palestra enriquecedora sobre transplante de órgãos. O evento, realizado no anfiteatro Dra. Maria Silvia, abordou todas as etapas do processo de doação, oferecendo aos estudantes uma visão aprofundada e atualizada sobre esse tema de extrema importância para a prática médica.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Erika Fernanda Fernandes, coordenadora da equipe da Central Estadual de Transplantes (CET) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Com sua experiência e conhecimento na área, a palestrante compartilhou informações valiosas sobre o processo de doação de órgãos, desde a identificação e a abordagem da família do potencial doador até a realização do transplante propriamente dito: ´´Essa temática tem que ser mais aprofundada dentro das academias de medicina. Daqui vão sair médicos formadores de opinião, que vão estar dentro de unidades que têm pacientes com critérios de morte encefálica, então tirar as dúvidas, desmistificar e conhecer o processo nesse inicio de graduação vai preparar ainda mais para a carreira profissional“, afirmou a palestrante.

A iniciativa de trazer a palestra para os alunos de Medicina partiu da professora Dra. Atinelle Teles Novais Lemos, responsável pela disciplina de Bioética e Ética Médica. Reconhecendo a importância de discutir esse assunto com os futuros médicos, a Dra. Atinelle organizou o evento com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre os aspectos éticos, legais e humanitários relacionados ao transplante de órgãos: ´´Esse assunto ainda é muito polêmico, tem muitas dúvidas sobre como o médico deve atuar nesse processo, qual o nosso papel na captação, transplante e doação de órgãos. A nossa ideia era trazer essa equipe para trazer uma vivência mais prática“, concluiu.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre os critérios de elegibilidade para doação, as diferentes modalidades de transplante, os protocolos de captação e preservação dos órgãos, bem como os desafios enfrentados pelas equipes médicas envolvidas nesse processo complexo. Além disso, a palestra destacou a importância da sensibilização da sociedade em relação à doação de órgãos e a necessidade contínua de conscientização sobre o tema.

Ao promover essa discussão, o Centro Universitário Aparício Carvalho reforça seu compromisso em oferecer uma formação médica abrangente e atualizada, preparando os estudantes para os desafios da prática médica e incentivando o engajamento em questões humanitárias e de saúde pública.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas

FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho