logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Café com Imuno – Medicina FIMCA

15/06/2022 às 11h53min

Na manhã desta quarta, dia 15, aconteceu no auditório Dra. Maria Silvia Carvalho, o evento “Café com Imuno”, organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Medicina do Centro Universitário FIMCA e coordenado pela professora Alcione Oliveira. O encontro contou com a participação dos acadêmicos do 5º ano, que estão no internato,  Agna Lene, Douglas Brito, Gerson Jhoseph e Victor Mota Maciel, que falaram sobre suas experiências na área de Imunologia. A coordenadora do curso, Dra. Maria da Conceição Ribeiro, esteve presente.

Sobre o evento, o interno Douglas, do 5º ano, disse: “tô achando uma experiência incrível compartilhar conhecimentos que foram adquiridos no 2º ano da faculdade e aliar isso com a Clínica Médica, porque a Imunologia é a base para muitas doenças, e saber como funciona vai ajudar a gente a criar um tratamento específico para tudo aquilo que tá ocorrendo e entender como se dá na Patologia.

O acadêmico Tarcízio Souza, do 2º ano e que compõe a organização do evento, concluiu que estar na organização do evento contribui tanto para o currículo acadêmico, quanto para o profissional que será no futuro. Para ele, o conhecimento compartilhado pelos colegas do 5º ano é importante para ele entender como será mais adiante, quando estiver fazendo sua residência médica.

Segundo a professora Alcione Oliveira: “o Café com Imuno nasceu de uma inspiração de um evento realizado pela Fiocruz Rondônia, onde o nome é Café com Ciência. Nessa ocasião, diversos pesquisadores se reuniam para discutir artigos científicos. Baseado nisso, veio a ideia de conciliar os conteúdos teóricos que alunos do 2º ano de Medicina estudam, com a parte clínica. Então, nós convidamos acadêmicos do 5º ano de Medicina que estão no internato para participar de uma mesa-redonda com o objetivo de discutir os mecanismos efetores tanto da imunidade nata, quanto da imunidade adaptativa no contexto clínico. Esse momento está sendo incrível, pois nós temos conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, nós temos acadêmicos que estão lá no 5º ano trazendo experiência dessa rotina na clínica para os calouros que ainda estão no 2º ano, e isso amplia a visão, a aplicabilidade da “Imuno” para esses alunos”.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas