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Coordenador de Administração da FIMCA ministra palestra sobre Gestão de Consultórios

08/05/2008 às 16h52min

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (08) para acadêmicos dos Cursos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA a palestra “Gestão de Consultórios” como parte da programação da 1ª Semana Acadêmica que a FIMCA Metropolitana estão promovendo de 05 a 09 de maio no Campus.  


 


Durante a palestra, ministrada pelo coordenador do Curso de Administração da FIMCA, professor Ademar Scheidt, foram abordados questionamentos como: Qual seu conhecimento de como administrar um negócio? Ademar enfatizou que um consultório deve ser uma organização com rotinas administrativas e financeiras, responsabilidades junto aos seus empregados e clientes e obrigações perante seus fornecedores e a sociedade.


 


“Administrar um consultório médico é uma questão que parece simples, mas pode não ser. No Brasil não nos ensinam na escola a administrarmos nossas finanças.


As crianças deveriam receber orientações financeiras desde cedo, na escola e em casa e na Faculdade também não aprendemos”, afirmou.


 


Através da exibição de slides, professor Ademar explicou passo a passo que a administração de consultório começa com organização e controle de gastos: Como o quanto se vai gastar com taxas fixas e variáveis; margem de contribuição; funcionamento do sistema econômico; valor dos impostos; preço de venda e compra de materiais; e pagamento de funcionários.


 


Ademar lembrou o uso das ferramentas de marketing e as relações com os clientes. “Um bom planejamento, oferecido para quem recebe o serviço, e a relação com os clientes são diferenciais competitivos. A maioria dos profissionais do setor de saúde fica logo “assustada” quando alguém sugere implantar um plano estratégico de marketing em seus consultórios. Imaginam que este tipo de plano é muito complicado para ser executado”, explica.


 


“Acreditam que demanda grande investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros recursos, acima das possibilidades de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e demais profissionais do setor. Normalmente a promoção de consultórios restringe-se a propaganda boca a boca, e também utilização do cartão de visita. Isto quando solicitado pelos clientes”.


 


A elaboração de um plano de marketing começa definindo alguns aspectos fundamentais.  Por onde começar? Quais os passos a serem seguidos?Quais as metas? Segundo Ademar é necessário construir uma marca para este profissional se posicionar no mercado frente à concorrência. Um dos melhores ingredientes de uma marca é a credibilidade. “Esta qualidade é conquistada com competência técnica e com relacionamento de transparência e bom atendimento com seus clientes. Definição dos seus produtos ou serviços; Relacionamento com os clientes; Relacionamento com a sociedade; O relacionamento com a imprensa poderá ser uma importante forma de promoção social, tanto do consultório quanto do profissional da área de saúde”.


 


O plano estratégico deverá conter material promocional, cadastro de clientes; clientes em potencial; Utilizar o poder da Internet; parcerias e networking; correspondência e a documentação deste plano cujo objetivo é apontar um caminho, mostrando aonde o profissional quer chegar, e também motivar a todos, principalmente nos momentos mais difíceis.


 


Professor Ademar encerrou dizendo que “estes conceitos foram úteis no passado a milhares de consultórios. E certamente serão úteis no presente e no futuro a todos os pequenos ou grandes consultórios. Consultórios estes que precisam se estabelecer e enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, exigente e complexo”.


 


Esta foi a segunda palestra ministrada pelo professor Ademar Scheidt nesta Semana Acadêmica da FIMCA e Metropolitana, a primeira o palestrante abordou o tema “Motivação”.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

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Durante a palestra, ministrada pelo coordenador do Curso de Administração da FIMCA, professor Ademar Scheidt, foram abordados questionamentos como: Qual seu conhecimento de como administrar um negócio? Ademar enfatizou que um consultório deve ser uma organização com rotinas administrativas e financeiras, responsabilidades junto aos seus empregados e clientes e obrigações perante seus fornecedores e a sociedade.


 


“Administrar um consultório médico é uma questão que parece simples, mas pode não ser. No Brasil não nos ensinam na escola a administrarmos nossas finanças.


As crianças deveriam receber orientações financeiras desde cedo, na escola e em casa e na Faculdade também não aprendemos”, afirmou.


 


Através da exibição de slides, professor Ademar explicou passo a passo que a administração de consultório começa com organização e controle de gastos: Como o quanto se vai gastar com taxas fixas e variáveis; margem de contribuição; funcionamento do sistema econômico; valor dos impostos; preço de venda e compra de materiais; e pagamento de funcionários.


 


Ademar lembrou o uso das ferramentas de marketing e as relações com os clientes. “Um bom planejamento, oferecido para quem recebe o serviço, e a relação com os clientes são diferenciais competitivos. A maioria dos profissionais do setor de saúde fica logo “assustada” quando alguém sugere implantar um plano estratégico de marketing em seus consultórios. Imaginam que este tipo de plano é muito complicado para ser executado”, explica.


 


“Acreditam que demanda grande investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros recursos, acima das possibilidades de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e demais profissionais do setor. Normalmente a promoção de consultórios restringe-se a propaganda boca a boca, e também utilização do cartão de visita. Isto quando solicitado pelos clientes”.


 


A elaboração de um plano de marketing começa definindo alguns aspectos fundamentais.  Por onde começar? Quais os passos a serem seguidos?Quais as metas? Segundo Ademar é necessário construir uma marca para este profissional se posicionar no mercado frente à concorrência. Um dos melhores ingredientes de uma marca é a credibilidade. “Esta qualidade é conquistada com competência técnica e com relacionamento de transparência e bom atendimento com seus clientes. Definição dos seus produtos ou serviços; Relacionamento com os clientes; Relacionamento com a sociedade; O relacionamento com a imprensa poderá ser uma importante forma de promoção social, tanto do consultório quanto do profissional da área de saúde”.


 


O plano estratégico deverá conter material promocional, cadastro de clientes; clientes em potencial; Utilizar o poder da Internet; parcerias e networking; correspondência e a documentação deste plano cujo objetivo é apontar um caminho, mostrando aonde o profissional quer chegar, e também motivar a todos, principalmente nos momentos mais difíceis.


 


Professor Ademar encerrou dizendo que “estes conceitos foram úteis no passado a milhares de consultórios. E certamente serão úteis no presente e no futuro a todos os pequenos ou grandes consultórios. Consultórios estes que precisam se estabelecer e enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, exigente e complexo”.


 


Esta foi a segunda palestra ministrada pelo professor Ademar Scheidt nesta Semana Acadêmica da FIMCA e Metropolitana, a primeira o palestrante abordou o tema “Motivação”.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

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FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho