logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Dia do Biomédico

20/11/2020 às 09h31min

No dia do Biomédico homenageamos todos os profissionais que se dedicam a profissão, aos professores e acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário Aparício Carvalho-Fimca.

Hoje, aproveitamos para conversar com o professor Dr. Luan Felipo Botelho Souza, coordenador do curso de Biomedicina da Fimca,  que falou da sua trajetória profissional.

Nascido em Porto Velho, Luan Felipe é graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Aparício Carvalho-Fimca, doutorado e mestrado em Biologia Experimental pela Unir/RO. Atualmente, pesquisador colaborador do Laboratório de Virologia Molecular e Ambulatório de Hepatites Virais da FIOCRUZ Rondônia, coordenador do curso de Biomedicina e professor do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana. Desenvolve pesquisa na área de virologia e biologia molecular, com ênfase em Hepatites Virais, Vírus Respiratórios e Arbovírus. 

Centro Universitário: Porque escolheu a graduação em Biomedicina?

Luan Felipe: Escolhi a biomedicina porque sempre quis ser pesquisador e docente. Quando conheci a Biomedicina tive a convicção que seria biomédico.

Centro Universitário: Conte-nos como iniciou sua carreira profissional? Sempre sonhou em ser biomédico?

Luan Felipe: Formei em biomedicina em 2010 pela FIMCA. Ao formar, assumir o laboratório de sorologia em hepatites virais do ambulatório do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical do Estado de Rondônia e iniciei minha carreira de pesquisador ingressando no Laboratório de Virologia Molecular da FIOCRUZ Rondônia. Fiz o mestrado (concluído em 2014) e doutorado (concluído em 2017) em Biologia Experimental na Universidade Federal de Rondônia. Em 2014 iniciei minha carreira de docente na FIMCA, NOS cursos de biomedicina e farmácia. Em 2017, assumir a coordenação do curso de biomedicina da FIMCA. Atualmente, além da coordenação de curso, leciono nos cursos de biomedicina, farmácia e medicina da FIMCA e Metropolitana.

Centro Universitário: Você está realizado na sua área de atuação?

Luan Felipe: Atualmente, realizo pesquisa na área de virologia, com ênfase em hepatites virais, arbovirus e vírus que causam infeções respiratórias (incluindo o SARS COV 2). Integro a equipe de diagnóstico molecular de COVID-19 do Laboratório Central do Estado de Rondônia (LACEN).

Centro Universitário: Uma mensagem para os acadêmicos de biomedicina?

Luan Felipe: Desejo aos acadêmicos de biomedicina que eles se preparem para assumir as responsabilidades da profissão biomédica, na pesquisa, na docência, nas análises clínicas, na biomedicina estética, na imagenologia, na microbiologia e nas demais áreas de atuação do biomédico. A sociedade precisa de biomédicos preparados técnica e emocionalmente para cumprir seu papel na ciência e no diagnóstico de doenças.

 

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas