logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Direito do Consumidor: Como o Procon vem atuando para coibir fraudes aos consumidores na pandemia

28/08/2020 às 14h46min

Você sabe como buscar seus direitos diante de uma situação de fraude? Pois bem, saiba que o Procon é o órgão responsável por harmonizar as relações de consumo e fazer a defesa do consumidor para uma relação pacífica e harmônica entre fornecedores e clientes.

A defesa do consumidor tomou status constitucional em 1988, quando o Estado brasileiro atribuiu a si essa função. Ele faz parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Também possui funções de orientar, proteger consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

De acordo com Vitor Ferrari, gerente de fiscalização do Procon-RO, com a pandemia do Covid-19 e o distanciamento social, a relação do consumidor e fornecedor acontecem, principalmente por meio online. Isso trouxe um aumento de reclamações, registros de preços abusivos, atraso na entrega, entre outros.

“Recomendamos que tenham muito cuidado na hora de efetuar uma compra online, tem muitas pessoas usando esse meio para aplicar golpes. Trabalhamos principalmente com a orientação dos consumidores para evitar essas fraudes”, afirma Vitor.

Além de disponibilizar atendimentos por telefone, via WhatsApp, plataforma online por meio do seu site, o Procon aos poucos está voltando com o atendimento presencial para que os consumidores possam registrar sua reclamação e denúncias.

Vitor Ferrari explica ainda, que atraso na entrega e mercadoria diferente do pedido tem sido as principais reclamações neste momento de pandemia.

“Quando isso ocorre, o consumidor deve contatar o fornecedor para realizar a troca. Se a empresa se recusar a trocar ou pagar o frete de troca, a pessoa pode procurar o Procon e formalizar sua reclamação”, orientou o gerente.

Acompanhe a entrevista completa no Programa Sala de Opinião exibido nos canais:

TV Porto Velho – canal 10 (via cabo): diariamente às 12h:00, às 15h:00, às 18h:00 e às 22h:00.

Rede TV – canal 17.1: de segunda a sexta-feira das 22h:00 às 23h:00.

SBT (Vilhena –canal 11.1): de segunda a sexta-feira das 13h:00 às 14h:00.

Reprises:

Rede TV – canal 17.1: sábado das 22h:00 às 23h:00 e domingo das 16h:30min às 17h:30min.

 

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas

FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho