O Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho está migrando para a Plataforma Brasil, que é um sistema nacional de submissão on line de projetos de pesquisa que substituirá o SISNEP e norteará todo o funcionamento do CEP a partir de janeiro de 2012.
Com a utilização da Plataforma Brasil não haverá mais submissão de projetos e emissão de pareceres em papel. Será tudo on line. As duas instituições já realizou capacitação com os membros do CEP e com docentes pesquisadores, mas outra capacitação está programada para a semana acadêmica no início do semestre letivo 2012.
A Plataforma Brasil foi criada para substituir o Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep), com mecanismos de busca que permitem analisar retrospectivamente as pesquisas em andamento no País. O novo sistema será formado por um banco de dados com quatro fontes primárias: pesquisadores, CEPs, Conep e o público em geral. Está previsto o adicionamento de outras fontes, visando criar uma interação futura com agências regulatórias e de fomento à pesquisa, instituições internacionais e editores científicos.
A Plataforma Brasil é uma criação da Conep em parceria com algumas áreas do Ministério da Saúde, como o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), a Secretaria de Ciência, Tecnologia eInsumos Estratégicos, o banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
O principal objetivo da Plataforma é fornecer às instâncias que compõem o Controle Social informações suficientes para o acompanhamento da execução das pesquisas e da “Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa em Saúde do Brasil”.
Saiba como realizar seu cadastro:
1. O pesquisador deve se cadastrar no site www.saude.gov.br/plataformabrasil. Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos: arquivo contendo a identidade (RG) scanneada (frente e verso); uma foto; número do CPF e RG.
2. Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um email contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil. Se desejar é possível alterar a senha no primeiro acesso à Plataforma Brasil (aba “Meus Dados”).
3. Passos para cadastrar um projeto de pesquisa:
3.1. Acesse a Plataforma Brasil com seu email de acesso e senha.
3.2.Para submeter um protocolo de pesquisa clique em “cadastrar nova submissão”.
3.3. Na primeira tela, o pesquisador deve será responder itens referentes ao envolvimento de seres humanos na pesquisa, à equipe de pesquisa (toda a equipe de pesquisa deve estar cadastrada na Plataforma Brasil), aos assistentes de pesquisa (pessoas que podem continuar o preenchimento do formulário para ele e também, precisam estar cadastradas na Plataforma Brasil), à instituição proponente e à nacionalidade do estudo. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a primeira tela estiver totalmente preenchida.
3.4. Na segunda tela, o pesquisador informará se o estudo pertence a alguma área temática especial, a grande área do conhecimento a qual a pesquisa pertence, o propósito do estudo, o título da pesquisa, quem será o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias.
Tenha muita atenção para preencher esses dados corretamente, pois se seu projeto não pertencer a nenhuma das áreas especiais e você enquadrá-lo equivocadamente em uma área especial que demanda apreciação da CONEP, ele será automaticamente enviado para a CONEP após a aprovação do CEP. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a segunda tela estiver totalmente preenchida.
3.4. Na terceira tela, será solicitado dados referentes ao desenho do estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e as palavras chave (que serão adicionadas uma a uma).se for uma pesquisa clínica (como um ensaio clínico) será solicitado dados, tais como: se o estudo é experimental ou observacional, fases, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo, washout.
O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a terceira tela estiver totalmente preenchida.
3.5. Na quarta tela, o pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam).
Os campos introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários,
metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário e desfecho secundário comportam até 4 mil caracteres. Assim, recomendamos que, se no projeto original tais campos ultrapassassem os 4 mil caracteres, ao final da submissão,o pesquisador anexe o ao sistema arquivo contendo o projeto completo.
O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a quarta tela estiver totalmente preenchida.