logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

FIMCA promove Treinamento Sobre Acidentes Ofídicos com participação de uma Jiboia

21/05/2024 às 11h13min

Na segunda-feira, 20 de maio, professoras do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA reuniram alunos para um treinamento de primeiros socorros aplicados em acidentes ofídicos, que acontecem em decorrência de picadas de animais peçonhentos, com demonstração real de um réptil.

Dentre as professoras ministrantes do evento estavam Marcela Oliveira, bióloga responsável pelas aulas de saúde ambiental dos cursos de fisioterapia e enfermagem, e Tathiane Souza, especialista em urgência e emergência, junto a elas estavam os alunos do primeiro, segundo e sétimo período de fisioterapia e os alunos do quarto período de enfermagem.

A ideia da aula foi justamente trazer informações sobre acidentes envolvendo animais peçonhentos, principalmente cobras, que são muito comuns na nossa região, mostrando como identificar seus diferentes tipos e se elas possuem veneno, trazendo as medidas adequadas ou não de primeiros socorros em relação a esse tipo de acidente, para evitar amputações e perdas desnecessárias por conta de crenças populares, que podem afetar o processo de cuidado dos ferimentos causados por estes animais.

Foi levada ao local uma jiboia, que é um réptil não venenoso, com o manuseio de uma bióloga experiente para que os alunos tivessem segurança e pudessem observar, com detalhes, uma cobra de perto e assim saberem identificá-la.

Os alunos sentiram-se extremamente empolgados com a aula e a demonstração ao vivo do réptil. A oportunidade de observar de perto uma jiboia proporcionou uma experiência única e enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos. Todos participaram ativamente, tirando dúvidas e demonstrando grande interesse pelo tema. Muitos já expressaram ansiedade por mais eventos desse tipo, reconhecendo a importância de estarem bem preparados para lidar com acidentes ofídicos e outros desafios profissionais que possam surgir em suas carreiras na área da saúde.

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas

FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho