logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Vinicius Dantas Silveira


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Tecnólogo
  • Duração 5 semestres

Carreira

O tecnólogo formado em Gestão Comercial pode atuar em diversas áreas e empresas de diferentes portes e setores de atuação. Em vendas, esse profissional pode ser responsável pela prospecção de clientes e pelo fechamento de negócios, o que pode implicar no desenvolvimento de estratégias de vendas e pesquisa de mercado. Também pode atuar na área de suporte ao cliente.

O gestor comercial ainda pode trabalhar como autônomo, oferecendo consultoria para empresas. Uma área promissora é a de comércio eletrônico, pois cada vez mais pessoas estão conectadas e fazem compras pela internet, com destaque para o uso de celulares nesse processo.

Atividades Acadêmicas

TCC

A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, visa orientar os alunos no desenvolvimento de um Projeto por meio de metodologias que permita um aprofundamento nos conhecimentos das diversas áreas das Ciências Contábeis, promovendo um maior envolvimento com as atividades de pesquisa; além de também possibilitar melhores chances de sucesso profissional para o futuro egresso, dada a qualidade de formação propiciada pelo desenvolvimento do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta, portanto, um caráter de aprofundamento acadêmico, embora traga contribuições para o sucesso profissional, diferindo metodologicamente do estágio, complementar o processo de ensino/aprendizagem.

Estágios

A vivência prática proporciona uma maior capacidade para o discente, além de ser um diferencial na formação dos estudantes.

Nesse sentido o Estágio curricular ou prática supervisionada é essencial para a preparação do aluno para o exercício da profissão. São realizados em entidades conveniadas públicas ou privadas e estão apoiados em instrumentos jurídicos (Convênios de Cooperação e Termos de Compromisso) celebrados entre a FIMCA e o local condescendente de estágio, de acordo com a legislação vigente.

Atividades Complementares

As atividades complementares visam permitir ao estudante trilhar sua trajetória acadêmica de acordo com sua vocação e interesses específicos e particulares. As atividades complementares criam um espaço maior de participação do aluno no processo de sua formação. Essa iniciativa se encontra em harmonia com a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando chance de o aluno buscar uma formação de acordo com suas aptidões.

Atividades de extensão

A extensão no curso ocorre através de cursos, assessorias, consultorias, seminários, atendimentos à população carente em grupos de atividades e estudos onde, docentes e discentes formam diferentes equipes de trabalho teórico e prático de forma a oferecer serviços relevantes para a comunidade.

Dentre as atividades de extensão existentes podemos destacar: • Ações educativas direcionadas à população em geral, em eventos promovidos pela sociedade civil organizada. Ações assistenciais e educativas em parcerias com as secretarias municipais e estaduais de caráter interdisciplinar. Ações assistenciais de média duração e em caráter permanente: ações de promoção a ética e melhoria da qualidade de vida junto a população residente em bairro periférico e junto a população ribeirinha, em projeto de caráter interdisciplinar.

Pesquisa

No curso de Gestão Comercial o desenvolvimento da pesquisa será sempre uma importante contribuição para a solução de problemas emergentes da realidade regional e mundial.

A ênfase maior será em linhas e programas de pesquisa que facilitem a integração entre as diversas áreas do conhecimento, tendência esta mundial, uma vez que é necessário o acompanhamento da velocidade das transformações das sociedades.

E PIBIC

Não temos acadêmicos com bolsa de estudos em andamento, atuando em projetos e orientados por docentes.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Os profissionais formados como Tecnólogo em Gestão Comercial estarão aptos a atuar na comercialização de produtos no varejo e serviços próprios, através do desenvolvimento de técnicas de administração baseadas no estudo da economia de mercado, das técnicas de vendas de produtos e serviços e do estudo da legislação comercial e tributária específicas. Objetiva capacitar o profissional para o uso do marketing básico e do marketing avançado em varejo e serviços (promoção, bem como visa a dinamizar o uso da logística voltada para uma global gestão de varejos e serviços).

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

  • O Curso de Gestão Comercial apresenta um perfil que incorpora competências e habilidades e que busca formar um profissional que tenha condições de:
  • analisar crítica e criativamente a realidade que o cerca, e buscar uma interação entre a atividade profissional e a comunidade à que ela pertence;
  • dominar teorias e processos metodológicos que possibilitem uma visão humanística;
  • desenvolver pesquisas voltadas ao bem estar e melhoria de vida da comunidade em geral;
  • adequar os recursos ao seu alcance com o objetivo de melhor desempenhar suas atividades profissionais;
  • buscar a auto-realização pessoal e profissional, através do aperfeiçoamento contínuo;
  • reconhecer a função das competências e habilidades da Gestão de Varejo e Serviços na sociedade brasileira e a importância da atividade profissional para o desenvolvimento bio-psico-social, e como fator de promoção da cidadania;
  • ser capaz de desenvolver atividades e comportamentos éticos reflexivos, críticos, inovadores e democráticos.
  • ser um profissional com visão crítica dos problemas do Brasil e de como eles interferem na questão da atividade da Gestão, ao mesmo tempo em que estará preparado para as discussões e ações que interfaceam os empreendimentos, ações e atividades vinculadas à Gestão Comercial, principalmente com ênfase em Varejo e Serviços.

Onde ele poderá atuar?

O Tecnólogo em Gestão Comercial poderá atuar na gestão de empresas comerciais e de serviços, na gestão de equipes de vendas, na gestão de empresas de atendimento (telemarketing, call center, contact centers e apoio ao comércio eletrônico), e em consultoria e assessoria de marketing.

Assim, este Curso representa uma oportunidade de rápido crescimento profissional em um ramo de atividade altamente promissor e carente de profissionais capacitados.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Praticar a cultura do empreendedorismo, é algo que se apresenta muito fortemente através da motivação e do desenvolvimento da capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e propiciando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de um novo negócio;

Um dos objetivos propostos para os discentes visa despertar o interesse pela criação do próprio trabalho, transformando-os em atores conscientes no cenário de mudanças da economia mundial, que aponta o empreendedorismo como a grande revolução do século XXI.

Última atualização 01 de julho de 2024

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso?

O Curso Tecnológico de Gestão Comercial tem sua concepção baseada na busca permanente de um padrão de excelência no ensino da Gestão, associando a eficiência e eficácia exigida pelo mercado, que deve se materializar na capacidade de compreensão e realização das metas e estratégias de uma organização; com os princípios éticos que devem reger a atuação do profissional a ser formado. A decorrência desta concepção geral é a de procurar formar um profissional/cidadão que contribua para a evolução das organizações que venha a criar, ou nas quais venha a trabalhar; bem como para a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade.

Aprendizagem utilizando projetos integradores

A visão global da matriz curricular é de que as disciplinas se contemplam e estão integradas de modo que os programas deverão propiciar a análise.

Desse modo, o pressuposto da organização curricular é a permanente abordagem de conteúdo organizada de forma sistemática, onde a metodologia e as interfaces com a realidade trarão a flexibilidade e atualização, assegurando padrões de qualidade na formação do tecnólogo em Gestão Comercial.

Nesse sentido o projeto integrador do curso, através do evento denominado Mostra de Inovação e Criatividade – MIC, é uma forma de contribuir com a contextualização da aprendizagem, a criatividade e para que o conhecimento construído ao longo de seu desenvolvimento faça sentido para o aluno em sua região.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular
FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho