logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Edney Costa Souza


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Tecnólogo
  • Duração 6 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

O Tecnólogo em Gestão Comercial poderá atuar em:

  • Gestão em saúde;
  • Legislação das áreas de saúde;
  • Gestão de materiais;
  • Custos hospitalares;
  • Serviços hospitalares e intermediários;
  • Documentação hospitalar;
  • Qualidade em serviços;
  • Recursos humanos;
  • Sistemas de informações;
  • Serviços de atendimento direto ao paciente;
  • Gestão de Planos de Saúde.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Praticar a cultura do empreendedorismo, é algo que se apresenta muito fortemente através da motivação e do desenvolvimento da capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e propiciando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de um novo negócio;

Um dos objetivos propostos para os discentes visa despertar o interesse pela criação do próprio trabalho, transformando-os em atores conscientes no cenário de mudanças da economia mundial, que aponta o empreendedorismo como a grande revolução do século XXI.

Atividades Acadêmicas

TCC

A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, visa orientar os alunos no desenvolvimento de um Projeto por meio de metodologias que permita um aprofundamento nos conhecimentos das diversas áreas das Ciências Contábeis, promovendo um maior envolvimento com as atividades de pesquisa; além de também possibilitar melhores chances de sucesso profissional para o futuro egresso, dada a qualidade de formação propiciada pelo desenvolvimento do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta, portanto, um caráter de aprofundamento acadêmico, embora traga contribuições para o sucesso profissional, diferindo metodologicamente do estágio, complementar o processo de ensino/aprendizagem.

Estágios

A vivência prática proporciona uma maior capacidade para o discente, além de ser um diferencial na formação dos estudantes.

Nesse sentido o Estágio curricular ou prática supervisionada é essencial para a preparação do aluno para o exercício da profissão. São realizados em entidades conveniadas públicas ou privadas e estão apoiados em instrumentos jurídicos (Convênios de Cooperação e Termos de Compromisso) celebrados entre a FIMCA e o local condescendente de estágio, de acordo com a legislação vigente.

Atividades Complementares

As atividades complementares visam permitir ao estudante trilhar sua trajetória acadêmica de acordo com sua vocação e interesses específicos e particulares. As atividades complementares criam um espaço maior de participação do aluno no processo de sua formação. Essa iniciativa se encontra em harmonia com a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando chance de o aluno buscar uma formação de acordo com suas aptidões.

Atividades de extensão

A extensão no curso ocorre através de cursos, assessorias, consultorias, seminários, atendimentos à população carente em grupos de atividades e estudos onde, docentes e discentes formam diferentes equipes de trabalho teórico e prático de forma a oferecer serviços relevantes para a comunidade.

Dentre as atividades de extensão existentes podemos destacar: • Ações educativas direcionadas à população em geral, em eventos promovidos pela sociedade civil organizada. Ações assistenciais e educativas em parcerias com as secretarias municipais e estaduais de caráter interdisciplinar. Ações assistenciais de média duração e em caráter permanente: ações de promoção a ética e melhoria da qualidade de vida junto a população residente em bairro periférico e junto a população ribeirinha, em projeto de caráter interdisciplinar.

Pesquisa

No curso de Gestão Hospitalar o desenvolvimento da pesquisa será sempre uma importante contribuição para a solução de problemas emergentes da realidade regional e mundial.

A ênfase maior será em linhas e programas de pesquisa que facilitem a integração entre as diversas áreas do conhecimento, tendência esta mundial, uma vez que é necessário o acompanhamento da velocidade das transformações das sociedades.

E PIBIC

Não temos acadêmicos com bolsa de estudos em andamento, atuando em projetos e orientados por docentes.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

O profissional formado pelo curso de Gestão Hospitalar da Faculdades Integradas Aparício Carvalho, adquirirá plena competência para a atuação gerencial nas diversas modalidades de serviços de saúde (clínicas, laboratórios, unidades básicas de saúde, hospitais etc.) que ofereçam assistência em diferentes níveis de complexidade (atenção primária, secundária, terciária, quaternária).

Poderá aplicar seus conhecimentos administrativos para coordenar, chefiar ou supervisionar os diversos serviços hospitalares em clínicas, laboratórios, spas, consultórios médicos e hospitais.

Propor soluções baseadas na complexidade do empreendimento, sem perder de vista a necessidade de otimização dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e financeiros de organização.

Coordenação e Corpo Docente

Renato Lima dos Santos
Renato Lima dos Santos
Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2299608233875547

Currículo

Professor do ensino superior em Graduação e Pós-graduação com experiência no ensino a distância (EaD) e presencial. Mestrando em Direção e Administração pela Universidade de La Empresa (UDE) - Uruguai. Especialista em Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão de Pessoas e graduado em Administração Empresarial pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2006). Atuou como professor autor conteudista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, foi Tutor no ensino EaD na UNOPAR por mais de 3 anos. Na Docência tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Marketing, Logística, Teoria Geral da Administração, Pesquisa Operacional, Administração de Materiais, Supervisor de Estágio, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, Políticas Públicas em Saúde e Auditoria em Saúde. Produziu 2 livros didáticos sobre Empreendedorismo para IFRO. Têm experiências em Gerenciamento, pois atuou por mais de 20 anos no Ramo tecnológico, sendo Gestor na área de Serviços. Na Gestão de empresa exerceu o cargo de supervisor geral de quatro filias na região Norte do Brasil, com ênfase na gestão da qualidade, produtividade e relações interpessoais, onde gerenciou equipes de logística, setor administrativo e área técnica de manutenção. É membro da equipa de organização de projeto Mostra de Inovação e Criatividade realizada anualmente na FIMCA com o objetiva de promover o empreendedorismo.

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2378354468519638

Currículo

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Especialização em Auditoria e Sistema de Saúde, pela União das Escolas Superiores – UNINTES/2014. Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela União das Escolas Superiores – UNINTES/2006. Especialização em Gestão de Pessoas pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2005). Atualmente é professor – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e Coordenador dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão Hospitalar. Coordenador do MBA em Gestão de Pessoas das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Membro com Comitê de Ética e Pesquisa da FIMCA. Membro da Comissão Própria de Avaliação da FIMCA. Assistente técnico na GEAP – Autogestão em Saúde. Conselheiro Fiscal da Fundação Viva Previdência. Conselheiro Eleito para o Conselho Regional de Administração de Rondônia com mandato para o período de Janeiro de 2019 a Dezembro 2022. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: clima organizacional, motivação, qualidade, atendimento, pós-venda, desempenho, gestão de pessoas, mercado e competitividade.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5723284243107330

Currículo

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1991). Especialista em Psicologia da Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, 1998. Especialista em Metodologia do Ensino superior pela Faculdade Fimca, 2015 Professora do Ensino superior vinculada à Faculdade Metropolitana -União de Ensino Superior da Amazônia Ocidental, atuando nos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado; Coordenadora técnica da Academia Aqua Sports Center; Certificada pela Metodologia Gustavo Borges de ensino da natação; atua como professora de natação para bebês, crianças, adolescentes e adultos. Ministra aulas de natação para populações com necessidades especiais; professora de dança de salão, hidroginástica e Danças urbanas. Ministrou três disciplinas no curso de Pós graduação da Faculdade de Pimenta Bueno FAP.

Sobre

  • Titulação: Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Currículo

Possui graduação em Enfermagem – Faculdades Integradas Aparício Carvalho (2008). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia-FCR (2012).Especialista em Educação em Saúde para Preceptores do SUS, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e pesquisa, Credenciado pelo Ministério da Educação (2014). Mestre em Terapia Instensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva-IBRATI (2016). Ofereceu serviços como preceptora 01 ano na Instituto de Desenvolvimento Interdisciplinar em Saúde – HEALTH. Ofereceu serviços na Associação de profissionalização em Enfermagem do Estado de Rondônia – ASSEN/RO. Atualmente exerce suas atividades como Membro da Comissão Estadual de Prática Supervisionadas Obrigatórias e Não Obrigatórias do Estado de Rondônia e como Presidente da Comissão de Controle de Prática Supervisionadas Obrigatórias e Não Obrigatórias do Hospital e Pronto Socorro João Paulo -II e docência na Faculdades Integradas Aparício carvalho – FIMCA. Tem experiência em administração e gerenciamento pelos 02 (DOIS) anos atuando na Gerência de Enfermagem e 03 (DOIS) anos na Gerência Médica/HEPSJP-II e 9 anos na Comissão de Controle de Práticas Supervisionadas.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3357295488108003

Currículo

Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Velho (2009). Possui Pós Graduação no nível de especialização – MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Anhanguera – LFG São Paulo (2013).

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2299608233875547

Currículo

Professor do ensino superior em Graduação e Pós-graduação com experiência no ensino a distância (EaD) e presencial. Mestrando em Direção e Administração pela Universidade de La Empresa (UDE) – Uruguai. Especialista em Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão de Pessoas e graduado em Administração Empresarial pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2006). Atuou como professor autor conteudista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, foi Tutor no ensino EaD na UNOPAR por mais de 3 anos. Na Docência tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Marketing, Logística, Teoria Geral da Administração, Pesquisa Operacional, Administração de Materiais, Supervisor de Estágio, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, Políticas Públicas em Saúde e Auditoria em Saúde. Produziu 2 livros didáticos sobre Empreendedorismo para IFRO. Têm experiências em Gerenciamento, pois atuou por mais de 20 anos no Ramo tecnológico, sendo Gestor na área de Serviços. Na Gestão de empresa exerceu o cargo de supervisor geral de quatro filias na região Norte do Brasil, com ênfase na gestão da qualidade, produtividade e relações interpessoais, onde gerenciou equipes de logística, setor administrativo e área técnica de manutenção. É membro da equipa de organização de projeto Mostra de Inovação e Criatividade realizada anualmente na FIMCA com o objetiva de promover o empreendedorismo.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1562429510234125

Currículo

Cursando Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU, Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Vila Velha (2008).Pós graduação em Docência do Ensino Superior – FATEC (2012), Coordenadora Adjunta e Docente na Instituição Faculdades Integradas Aparício Carvalho -FIMCA, no curso de Administração, Gestão Comercial e Gestão Hospitalar e Gastronomia nas disciplinas de Cooperativismo, Associativismo, Tópicos Especiais em Agronegócios, Metodologia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, TCC I e TCC II, Custos em Gastronomia e Ética empresarial; Professora Tutora do Programa E-Tec Brasil – IFRO (desde 2013), no curso de Técnico em Finanças, nas Disciplinas de Fundamentos de Economia, Análise de Demonstrações Financeiras, Estatística Aplicada, Empreendedorismo, Mercado de Capitais; Docente de Pós Graduação Lato-sensu, da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico e Seminário I. Tem experiência na área Educacional, Administrativa, Estatística, com ênfase em Estatística, Chefe de Divisão Estatística- DETRAN/RO.

Sobre

  • Titulação: Especialização em Enfermagem do Trabalho e Docência do Ensino Superior

Currículo

Bacharel em Enfermagem formada pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2012), especialista em Enfermagem do Trabalho e Docência do Ensino Superior. Professora de nível superior na Sociedade Pesquisa Educação, Cultura Aparício Carvalho Moraes (FIMCA). Atualmente docente nos cursos de Enfermagem e Gestão Hospitalar e Preceptoria de Estágio Supervisionados.

Última atualização 08 de novembro de 2019

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso?

O Curso de Graduação em Gestão Hospitalar tem como objetivo geral preparar profissionais na área hospitalar/gerencial, aptos a atuar no mercado de trabalho formal, convencional e especial nos seus diversos níveis de atuação. A formação profissional deve envolver os conhecimentos técnico e social. Conhecimentos estes que levem o profissional a compreender e assumir seu papel como elemento transformador da realidade social, com capacidade de administrar instituições de saúde pública ou privada, com vistas à obtenção de resultados positivos que representem avanços e aperfeiçoamento nos processos de atendimento nos campos social, assistencial e econômico-financeiro.

Aprendizagem utilizando projetos integradores

A visão global da matriz curricular é de que as disciplinas se contemplam e estão integradas de modo que os programas deverão propiciar a análise.

Desse modo, o pressuposto da organização curricular é a permanente abordagem de conteúdo organizada de forma sistemática, onde a metodologia e as interfaces com a realidade trarão a flexibilidade e atualização, assegurando padrões de qualidade na formação do tecnólogo em Gestão Hospitalar.

Nesse sentido o projeto integrador do curso, através do evento denominado Mostra de Inovação e Criatividade – MIC, é uma forma de contribuir com a contextualização da aprendizagem, a criatividade e para que o conhecimento construído ao longo de seu desenvolvimento faça sentido para o aluno em sua região.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular