logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

PLANTÃO EDUCATIVO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

14/07/2021 às 14h58min

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP Centro Universitário Fimca, irá realizar nos meses de Agosto de Setembro, o Plantão Educativo, criado para atender acadêmicos e pesquisadores antes da submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil, com o objetivo de tirar dúvidas e oferecer as orientações técnicas necessárias. Todas as providências legais e metodológicas exigidas pelo Comitê para a aprovação de um estudo cumprem uma determinação do Conselho Nacional de Saúde – CNS – para proteger os direitos dos participantes de pesquisa envolvidos em pesquisas científicas em todo o país.

A submissão das pesquisas é feita na Plataforma Brasil, que é uma Base Nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo Seres Humanos. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, cabe ao pesquisador principal, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas quando concluídas.

Prof. Dr.Gilmar dos Santos, coordenadora do CEP – UNIFIMCA, explicou quais projetos devem ser submetidos no sistema. “Todo projeto de pesquisa que envolva direta ou indiretamente seres humanos, deve ser inserido na Plataforma Brasil para ser analisado por um Comitê, principalmente se o pesquisador almeja publicá-lo, pois as revistas científicas exigem o protocolo do sistema”.

Ainda segundo o coordenador, a ideia do Plantão Educativo surgiu a partir da necessidade de reverter uma visão equivocada que a maioria dos s tem do Comitê. “Constatamos a necessidade dos acadêmicos e alguns pesquisadores de desmancharem a ideia que o Comitê é punitivo, que só reprova e ainda que é estritamente burocrático. Com o plantão educativo, vamos desmistificar isso e iniciar uma nova fase”, informando as necessidades documentais e a observância as Resoluções que norteiam as análises éticas dos projetos encaminhados. Esses irão acontecer de segunda a Sexta, no período das 14h00 às 18h00.

“A ideia é oferecermos uma verdadeira consultoria, nela, vamos tirar dúvidas  sobre a documentação do protocolo de pesquisa antes de ser submetido na Plataforma Brasil, reduzindo as possibilidades de pendência documental. Com isso, o sistema já vai receber o protocolo de pesquisa com as documentações necessárias adequadas, seguindo para análise ética, e consequentemente, tendo maior agilidade”, finalizou.

Em relação ao primeiro semestre de 2021, o coordenador ressaltou que as reuniões dos membros do Comitê ocorreram em ambientes virtuais, com todos os cuidados para manter o sigilo sobre os protocolos de pesquisa analisados. A CONEP expediu uma carta de orientações aos pesquisadores em relação à pesquisa em meios virtuais, de maneira que as  análises éticas continuaram acontecendo , bem como as execuções das pesquisas.

Fonte: Assessoria

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas