As Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), através do Curso de Fonoaudiologia, em parcerias com Secretária do Estado da Saúde (SESAU), Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) e da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência, vem realizando um projeto nas escolas com o objetivo de promover a saúde auditiva, bem como, detectar, diagnosticar e tratar a deficiência auditiva em estudantes do 1º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de Porto Velho, até o momento, foram mais de 450 crianças que já realizaram essa triagem e a expectativa é fazer este trabalho com 2 mil crianças.
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A incidência da deficiência auditiva adquirida e congênita no Brasil tem aumentado muito nos últimos anos e a principal razão está na falta de prevenção das principais infecções e doenças contagiosas.
Com isso, o projeto visa capacitar os professores das escolas onde será realizada a campanha quanto aos aspectos comportamentais, audiológicos e fisiopatológicos da perda auditiva infantil, e sua relação com o desenvolvimento da fala, linguagem e as consequências no desenvolvimento escolar.
Realizando assim uma triagem auditiva com esses alunos que apresentarem alguma alteração, eles serão encaminhados para avaliação audiológica e/ou otorrinolaringológica, onde os pais serão orientados juntamente com a equipe escolar quanto aos casos, fazendo os devidos encaminhamentos para esse aluno.
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A Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Tatiana de Andrade Lopes, fala da importância desse projeto. “Ter essa experiência é excelente para os acadêmicos, esse projeto é totalmente planejado e todos ganham com ele, temos a preocupação de fazer primeiro um trabalho com os professores das escolas, o cuidado de enviar para os pais dessas crianças um termo de autorização, então quando a gente chega para fazer a triagem agendada, a criança tem que estar com esse documento de autorização assinado pelos pais. Todos os períodos do curso de Fonoaudiologia participam, desde o primeiro, até aqueles que já estão terminando, e eles adoram, pois com isso tem a oportunidade de conhecer mais do curso e se envolver com a prática tudo o que estudam em sala de aula”.
PROJETO TRIAGEM AUDITIVA EM ESCOLARES
As Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), através do Curso de Fonoaudiologia, em parcerias com Secretária do Estado da Saúde (SESAU), Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) e da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência, vem realizando um projeto nas escolas com o objetivo de promover a saúde auditiva, bem como, detectar, diagnosticar e tratar a deficiência auditiva em estudantes do 1º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de Porto Velho, até o momento, foram mais de 450 crianças que já realizaram essa triagem e a expectativa é fazer este trabalho com 2 mil crianças.
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A incidência da deficiência auditiva adquirida e congênita no Brasil tem aumentado muito nos últimos anos e a principal razão está na falta de prevenção das principais infecções e doenças contagiosas.
Com isso, o projeto visa capacitar os professores das escolas onde será realizada a campanha quanto aos aspectos comportamentais, audiológicos e fisiopatológicos da perda auditiva infantil, e sua relação com o desenvolvimento da fala, linguagem e as consequências no desenvolvimento escolar.
Realizando assim uma triagem auditiva com esses alunos que apresentarem alguma alteração, eles serão encaminhados para avaliação audiológica e/ou otorrinolaringológica, onde os pais serão orientados juntamente com a equipe escolar quanto aos casos, fazendo os devidos encaminhamentos para esse aluno.
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A Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Tatiana de Andrade Lopes, fala da importância desse projeto. “Ter essa experiência é excelente para os acadêmicos, esse projeto é totalmente planejado e todos ganham com ele, temos a preocupação de fazer primeiro um trabalho com os professores das escolas, o cuidado de enviar para os pais dessas crianças um termo de autorização, então quando a gente chega para fazer a triagem agendada, a criança tem que estar com esse documento de autorização assinado pelos pais. Todos os períodos do curso de Fonoaudiologia participam, desde o primeiro, até aqueles que já estão terminando, e eles adoram, pois com isso tem a oportunidade de conhecer mais do curso e se envolver com a prática tudo o que estudam em sala de aula”.