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Sobre o curso

Coordenador(a) Zilene Santana Silva Rabêlo


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 8 semestres

Carreira

O mercado de trabalho para assistentes sociais vem sendo gradativamente ampliado nos últimos anos no Brasil. A atuação do Assistente Social se dá tanto no serviço público, quanto em empresas privadas e organizações não governamentais. Também pode ser um Empreendedor montando sua própria empresa de Prestação de Serviços de Consultoria. Pode ser também um Empreendedor Social.

Na área da  Saúde

Ministério da Saúde, Secretarias estaduais e municipais de saúde, Hospitais, Clínicas, Centros de saúde, CAPS, etc.

Na área da Assistência Social

Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Centros de Referencias em Assistência Social – CRAS e CREAS, Abrigos, Serviço de Abordagem, Vigilância Socioassistencial, Restaurante Popular, Centros de Convivência do Idoso, do Deficiente, da Criança e do Adolescente, Política de Habitação, da Mulher, da Igualdade Racial, LGBT, etc.

Na área Sóciojurídico

Presídios, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Unidades de Internação de Adolescentes, Tribunal de Contas, Tribunal Eleitoral, Ministério Público do Trabalho.

Na área da Segurança Pública

Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, Policia Federal, Polícia Civil, Delegacias, etc.

Na área da Educação

Universidades e Institutos Federais, Escolas Públicas e Privadas, Faculdades Particulares, etc.

Na área da Previdência Social

INSS, Institutos de Previdência Estadual e Municipal.

Nas ONGS

Sindicatos, Institutos, Associações, Fundações, Movimentos Sociais.

Empresas Privadas

Indústrias, Sistema S, Construção Civil, Projetos de responsabilidade social de grandes empresas.  Atua também em Organizações Internacionais.

Atividades Acadêmicas

São desenvolvidas Atividades Complementares no curso de Serviço Social que contribuem para a formação profissional como:

  • Mostras Científicas, com Projetos dos alunos sob orientação dos Professores;
  • Participação em grupos de estudo e projetos de pesquisa coordenados por professores do curso;
  • Semanas Acadêmicas, com conferências, simpósios, seminários, exposições e atividades similares, na área do curso ou em área afim;
  • Gincanas do Conhecimento, com integração dos alunos de todas as turmas.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) integra o processo de aprendizagem configurando-se como uma atividade acadêmica essencial para a consolidação dos conhecimentos dos estudantes do Curso de Serviço Social.

Realizado por duplas de alunos, o TCC é um trabalho de natureza monográfica, caracterizando-se como um trabalho científico, devendo referir-se a um tema relacionado à profissão de Serviço Social voltado prioritariamente à realidade estadual e regional, possibilitando ao aluno vivenciar um processo de reflexão, sistematização e síntese dos conhecimentos adquiridos no Curso.

Em todo o Processo de construção do TCC, as duplas de alunos recebem orientações de Professores especialistas nas temáticas escolhidas pelos alunos.

Estágio Curricular

Este é um dos grandes diferenciais do Serviço Social da FIMCA.

Aqui a Faculdade é que faz a abertura dos Campos de Estágio e mantemos Convênios com diversos órgãos públicos e outras entidades que são áreas de atuação do Assistente Social.

O Aluno não precisa sair a busca de campo de estágio, a Coordenação do Curso faz a inserção do Aluno de acordo com as áreas de atuação que aluno mais se identifica.

O Estágio Supervisionado compreende uma atividade acadêmica obrigatória, integrante do processo de aprendizagem e desenvolvido concomitante a formação universitária, tendo como eixos orientadores três fases metodológicas: conhecer e compreender; compreender e propor; propor e agir.

É uma oportunidade para o estudante experienciar o exercício do trabalho profissional, aproximando-se das áreas de intervenção.

Trabalha-se dentro dos dispositivos legais mantendo as Supervisões de Campo por meio dos Assistentes Sociais das Instituições e Supervisão Acadêmica por meio de Professores da FIMCA, assim o aluno tem a oportunidade de maior aprendizagem por meio do exercício da teoria com a pratica cotidiana profissional

As Disciplinas de Estágio Supervisionado I,II, III, e IV, ocorrerão a partir do 5º período do Curso, e constituem-se em um momento privilegiado de relação teoria-prática, a partir do processo desencadeado nas demais disciplinas do Curso.

Projetos de Extensão

Na área de Saúde Mental

Projeto Metamorfose Ambulante, desenvolvido junto as Comunidades Terapêuticas de Porto Velho

Na área de Desenvolvimento de Comunidade

Projeto DesenvolVER, junto a Comunidade Vila Princesa, desenvolvendo ações de Assessoria para  Associação de Moradores, Trabalhos com estudantes e Trabalhos de inclusão produtiva com as Mulheres.

Na área da Educação

Projeto Florescer, desenvolvido junto as Escolas Estaduais de Ensino Médio do entorno do Bairro Mariana, com ações com os alunos, famílias e professores.

Egressos

Perfil do Egresso

O Assistente Social formado na FIMCA é um Profissional dotado de formação intelectual generalista crítica, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais, atuando nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Profissional comprometido com os valores e princípios éticos da sociabilidade humana.

O que o aluno formado pode esperar

O mercado de trabalho está em ampla expansão para os Assistentes Sociais, diversas oportunidades se apresentam nas mais diversas áreas de atuação e estudando na FIMCA o profissional estará pronto para ser inserido nesse amplo mercado desenvolvendo suas habilidades e competências específicas.

Assim que se forma o aluno sai preparado para o mercado do trabalho com Competências e Habilidades para:

  1. Planejar, executar e implementar políticas sociais de acordo com as demandas locais oriundas da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;
  2. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas, projetos e serviços que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
  3. Atuar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares e intersetoriais.
  4. Propor e coordenar eventos técnicos;
  5. Mediar, através do diálogo, relações interpessoais e coletivas;
  6. Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e população usuária dos serviços nos quais o profissional atua;
  7. Planejar, orientar e realizar pesquisas para a produção de conhecimento que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais;
  8. Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  9. Fortalecer as ações integradas que possibilitem a participação da população nas decisões institucionais;
  10. Viabilizar o acesso à informação e traçar estratégias de consolidação dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  11. Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada a políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão/1984. Especialista em Saúde Pública, UNAERP/2004. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, UNIR/2009. Experiência no Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Estado da Saúde onde atuou na Área Hospitalar e na de Implantação de Central de Regulação, e na área de planejamento e gestão de serviços. Foi Secretária Ajunta de Estado da Secretaria de Estado da Assistência Social, 2012-2014. Foi Conselheira Nacional do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Tutora da EAD/FIOCRUZ, do II Curso de Qualificação de Gestores do SUS em Rondônia. Foi Presidente do Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres de Rondônia. Foi Presidente do Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta de Rondônia Foi Vice-Presidente do Comitê Estadual de Combate a Tortura de Rondônia. Atualmente é Coordenadora do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável PDES, junto à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG. Vasta Experiência em Elaboração e implementação de Políticas, Programas e Projetos Sociais. Coordenadora de duas Pós-Graduações: MBA Gestão e Planejamento em Políticas Públicas e a segunda Saúde Mental e Dependência Química na perspectiva Multidimensional.

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008704711430643

Currículo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1984). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2010) Pós-graduação em Direitos Humanos e Segurança Pública – UNIR, Pós-graduação em Saúde no Sistema Prisional – UFMS/FIOCRUZ, Doutoranda em Psicologia – PUCRS/FCR. Assistente Social da VEPEMA/VEP/TJRO, Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Saúde Mental, Dependência Química e Sistema Prisional. Docente do Curso de Serviço Social da FIMCA/Porto Velho/RO, Coordena o projeto de Extensão do Curso de Serviço Social denominado “Metamorfose Ambulante”, na área de Saúde mental e dependência química, realizado junto às Comunidades terapêuticas de Porto Velho.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Possui formação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental (CINTEP) e em Sexualidade Humana pelo Instituto a Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes. É Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba e mestranda em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua como docente no curso de Psicologia e Serviço Social das Faculdades Integradas Aparício de Carvalho (FIMCA). Responsável Técnica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/FIMCA) e coordena o Projeto de Extensão Plantão de Escuta Psicológica. Atualmente dedica-se a estudos sobre sentido de vida, valores humanos e escuta psicológica na linha de pesquisa espiritualidade e saúde.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Mestre em Serviço Social pela PUC-RIO (2011). Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Augusto Motta (2003), Gerontologia e Saúde do Idoso (2007) pela UEA e Administração e Planejamento de Projetos Sociais (2006). Atualmente é professor de ensino superior do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e do curso de pós-graduação do grupo ATHENAS. Atua como Assistente Social do Ministério Público do Estado de Rondônia. Atual Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS. Tem experiência na área de Política de Saúde Penitenciária, Políticas de Proteção Social para pessoa com deficiência, criança e adolescente e pessoa idosa.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduação em serviço Social pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior na Faculdade de Porto Velho (2016). Experiência em tutoria de EAD pela Instituição de Ensino Superior UNIP, Universidade Paulista, de Porto Velho (2016) Coordena o Serviço Social, na Associação e Educacional Aparício Carvalho no Bairro Mariana em Porto Velho/RO, desenvolvendo trabalhos com Mulheres, Idosos e Adolescentes.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1983); Formada em Terapia Familiar Sistêmica e Terapia de Casal; Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes; Servidora Estatutária do Tribunal de Justiça de Rondônia; Professora Especialista do Curso de Pós graduação em Gestão Social e Medidas Socioeducativas da Universidade Católica do Rondônia; Possui experiência nas áreas de políticas públicas, defesa de direitos, formação de conselheiros de direitos e tutelares, elaboração e gerenciamento de projetos. Participou da criação e assessora tecnicamente a Associação Ministerial de Ação Integrada – AMAI, há15 anos. Docente do Curso de Serviço Social da FIMCA/Porto Velho/RO Coordena o projeto de Extensão do Curso de Serviço Social denominado “Florescer”, na área de Educação e dependência química realizado junto a escolas Estaduais de Ensino Médio de Porto Velho.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade São Lucas. Mestranda em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (Unir/DHJUS). Possui experiência profissional como assistente social nas áreas de Saúde, Assistência Social e no Campo Sociojurídico, onde atua como analista judiciária – Assistente Social, desde 2009, no Tribunal de Justiça de Rondônia, especificamente, no 1º Juizado da Infância e Juventude. Presidiu a Comissão de Ética e Direitos Humanos do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 23ª Região. Possui formação e Aperfeiçoamento em Terapia Familiar Sistêmica pelo Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família, CEFATEF, Brasil. Possui Formação de Facilitadores de “Justiça Restaurativa” pelo Instituto de Mediação Transformativa, MEDIATIVA, Brasil. Docente do Curso de Serviço Social da FIMCA/Porto Velho/RO Coordena o projeto de Extensão do Curso de Serviço Social denominado “DesenvolVER”, na área de Desenvolvimento de Comunidade, realizado junto a comunidade Vila Princesa em Porto Velho.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduação em Serviço Social em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Saúde Pública pela Faculdade São Lucas Especialização em Administração de Cooperativas de Saúde pala Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde pala Universidade Federal de Rondônia- UNIR Assistente Social da UNIMED Porto Velho. Assistente Social do Governo do Estado de Rondônia- Hospital CEMETRON Capítulos de livros publicados AZAR, F. S.; MONTEIRO, J. C. As Faces da Integralidade no Cuidado em UTI: Análise do Processo de Trabalho em um Hospital de Referência da Amazônia Ocidental In: Formação, Educação e Saúde na Amazônia: (re)significando os sentidos e práticas de saúde).2ª ed.São Carlos : SCIENZA, 2017, v.100, p. 163-179 Professora do Curso de Serviço Social da FIMCA e Coordenadora de Estágio Curricular do Curso.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduado em História e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, atual Universidade Federal de Campina Grande (1990). Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade Católica de Rondônia. Experiências nas áreas de História, Sociologia, Introdução à Sociologia, Sociologias aplicadas. Antropologia, Metodologia Científica, Sociologia da Saúde, Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Sociologia das Organizações, Movimentos sociais. História do Brasil, Humanidades e Cultura. Pesquisador das seguintes áreas: Poder subnacionais, Cultura e Migrações. Membro do Comitê de Ética das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Professor do Curso de Serviço Social e outros.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho-FIMCA(2016). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades FARO (2018). Pós-graduanda em Gênero e Diversidade na Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Atua como Assistente Social na Secretaria de Estado da Educação-SEDUC. Professora do curso de Serviço Social, com ênfase nas disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Estágio Supervisionado II, Desenvolvimento Regional e Avaliação de Programas e Projetos Sociais.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em Natal/RN, (1995). Pós-graduada em Gestão de Pessoas (Faculdade FIPE – Objetivo). Pós-graduada em Saúde Pública (Faculdade São Lucas). MBA Gestão Empresarial em Cooperativas na Área de Saúde, pela FGV/RJ. Assistente Social concursada da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Rondônia/SESAU, lotada no Centro de Reabilitação de Rondônia/CERO. Funcionária da Unimed Rondônia desde o ano de 2007, atuando na área de Serviço Social hospitalar no Hospital da Unimed, onde também compõe a Equipe multiprofissional do Programa de Atendimento Domiciliar/Unimed Lar. Docente do Curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Aparício Carvalho/FIMCA.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Possui Pós Graduação em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Analista Judiciário – Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Saúde e Sociojurídico, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, idoso, criança e adolescente, sistema único de saúde, saúde da mulher, planejamento familiar, prática profissional do assistente social e docência.

APROVAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS – ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL

  • 2015 – Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – 1º lugar ampla concorrência (Pontuação máxima atingida para questão discursiva e estudo de caso)
  • Banca FGV 2014 – Tribunal de Justiça do Estado do Amapá – 1º lugar ampla concorrência.
  • Banca FCC 2016 – Instituto Nacional do Seguro Social – 9º lugar ampla concorrência.
  • Banca CESPE 2016 – Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (AP/PA) – 13º lugar ampla concorrência. (Pontuação máxima atingida no estudo de caso)
  • Banca CESPE 2015 – Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região (MG) – 9º lugar ampla concorrência. (80 pontos atingidos no estudo de caso)
  • Banca FCC 2015 – Manaus Previdência – 9º lugar ampla concorrência. Banca FCC

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade São Lucas (2007), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atua nas áreas de Botânica, levantamento florístico, Ecologia geral, Ecologia de áreas alagadas, Ecologia de áreas abertas e levantamentos estatísticos.

Última atualização 08 de novembro de 2019

Porquê na FIMCA

O Curso de Serviço Social da FIMCA foi implementado compreendendo o contexto contemporâneo como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, políticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao profissional Assistente Social.

O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – PPC, estruturou seu percurso formativo sustentado no tripé dos núcleos da formação profissional básica previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais que são:

  1. O Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social
  2. O Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira
  3. O Núcleo de fundamentos do trabalho profissional

Objetivos do Curso

Formar profissionais de Serviço Social generalistas, habilitados a investigar e intervir na realidade social, considerando as dimensões históricas, políticas, econômicas, culturais e ambientais e as particularidades sócio-espaciais das coletividades, na perspectiva interdisciplinar e fundamentando-se nos referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos do Serviço Social.

O curso oferece flexibilidade curricular e autonomia intelectual, possibilitada por um currículo com atividades complementares e outras atividades teórico-práticas que permitem ao aluno trilhar a trajetória acadêmica de acordo com interesses específicos e particulares, buscando uma formação de acordo com aptidões próprias.

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