logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Dia do Agrônomo: Conheça a história da Agrônoma Barbara Esteves

13/09/2020 às 14h05min

Entrevistamos a professora Barbara Esteves, coordenadora do curso de Agronomia do Centro Universitário Aparício Carvalho que nos relatou um pouco da sua experiência.

Doutora pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Produção Vegetal, no Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (Laboratório de Engenharia Agrícola), Bárbara atua na agrometeorologia dos cultivos, evapotranspiração, consumo hídrico das culturas, crescimento e desenvolvimento de plantas e fruticultura.

Atualmente realiza pesquisas sobre modelos de agricultura de baixo carbono, como alternativa para o bioma Amazônico, sendo vice-líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Agricultura Sustentável na Amazônia, junto a Associação Educacional e Assistencial Dr. Aparício Carvalho De Moraes.

Centro Universitário: Por que escolheu a área da Agronomia?
Barbara: Escolhi cursar agronomia por uma questão afetiva, meus avós eram produtores rurais. Creio que é a situação de muitos acadêmicos, paixão pela terra.

Centro Universitário: Como você avalia sua carreira profissional?
Barbara: A agronomia é uma profissão muito ampla, que já me possibilitou trabalhar com avaliação de imóveis, para liberação de financiamentos de bancos. Muita gente pensa que se trata apenas da área filotécnica, mas temos campo de trabalho desde a produção até a industrialização, sendo muito abrangente a atuação tanto no campo quanto na cidade.

Centro Universitário: Uma mensagem para os futuros Agrônomos?
Barbara: Acreditem na nossa profissão, que nos permite ser cidadãos independentes e sempre com os horizontes abertos. Bem-vindos a melhor de todas as profissões! A profissão que proporciona felicidade e está veiculada sempre aos bons momentos e a abundância.

O Centro Universitário Fimca parabeniza todos os Agrônomos da instituição, que escolheram essa profissão que tem a missão de sustentar a economia do país sem esquecer a preservação do meio ambiente.

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas