logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Ariana Cella Ribeiro


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Licenciatura
  • Duração 7 semestres

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho de conclusão de curso se dispõe ao treinamento do acadêmico na investigação científica e na busca por informações corretas, servindo como ferramenta para auto gestão e auto avaliação do estudante.

Estágios

A vivência prática confere um diferencial na formação dos estudantes. Estágios extracurriculares são estimulados, seja na própria IES ou em outras instituições. Na grade curricular do curso de Ciências Biológicas existem 400 horas de estágio supervisionado obrigatório.

Atividades Complementares

Além da formação de base técnica, o aluno necessita de complementações durante a sua formação. Assim, são estimulados a participação em semanas acadêmicas, simpósios, congressos, além do curso dispor de projetos de extensão e científicos, favorecendo a formação de profissionais mais completos, com vivências diversificadas.

Atividades de extensão

As atividades de extensão ocorrem principalmente em Escolas da rede pública, no Centro Comunitário de Mariana, pertencente a FIMCA. Também a participações no projeto Castanheira, que é uma ação institucional semestral, multidisciplinar. Outros projetos acontecem com intuito de promover o compartilhamento do conhecimento científico sobre a diversidade de fauna e flora de Rondônia e região Amazônica.

Pesquisa

Os docentes são estimulados a realizar pesquisas de interesse regional e nacional. Atualmente há a participação de docentes grupos de pesquisa da instituição vinculados ao CNPq, bem como em outras instituições nacionais.

E PIBIC

Temos acadêmicos com bolsa de estudos em andamento, atuando em projetos e orientados por docentes.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Nossos egressos poderão ser absorvidos em diversas atividades e locais. O Biólogo possui perfil generalista. Em Porto Velho e região de entorno a demanda por professores para atuarem na Educação Básica é constante, com vagas em escolas públicas e privadas. Nosso egresso ainda poderá atuar em atividades relacionadas ao diagnóstico, recuperação e conservação do meio ambiente através de consultorias, gestão, desenvolvimento de projetos, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O perfil idealizado do egresso do Curso de Ciências Biológicas é o do Profissional com formação voltada para atuar multi e interdisciplinarmente, com capacitação para o exercício profissional, pesquisa e/ou ensino superior e adaptável a dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo. O professor de biologia deverá ser capaz de desenvolver estratégias didáticas que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento de forma crítica e autônoma, possibilitando integrar a dimensão pedagógica ao conhecimento cientifico formal. Ele deve ser capaz de organizar, participar e coordenar projetos e pesquisas científicas básicas, ou aplicadas, nos vários setores do ensino de ciências e biologia. Também compete ao egresso assessorar, orientar, dirigir, prestar consultoria, realizar perícias, emitindo e assinando laudos técnicos no âmbito de sua especialidade a empresas privadas ou ao setor público e outras entidades.

Onde ele poderá atuar?

Os egressos poderão ser absorvidos em diversas atividades e locais. Na região de Porto Velho e demais munícipios de Rondônia a demanda por professores para atuarem na Educação Básica é constante, com vagas em escolas públicas e privadas. O Biólogo também poderá trabalhar junto a empresas que atuem no cenário ambiental, participando de monitoramentos, consultorias, assessorias, projetos e atividades relacionadas a conservação e recuperação do meio ambiente. Além disso, diversos órgãos públicos apresentam vagas para Biólogos atuarem na gestão dos recursos naturais.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Doutora
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5748850237295780

Currículo

É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e licenciada em Ciências Biológicas pela Claretiano Rede de Educação, mestra em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e doutora pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Bionorte/UFAM. Atua como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Ictiologia e Pesca – LIP/UNIR e na ONG Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé). Leciona na FIMCA na área de zoologia (amniotas) e coordena o curso de Ciências Biológicas dessa IES. Possui experiência nas áreas de Zoologia, Ictiologia e Pesca, Biodiversidade, Ecologia, Meio Ambiente e Conservação.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia UNIR, pós-graduada Latu sensu em Gestão Ambiental pela Faculdade São Lucas de Porto Velho. Pós-graduada em Gestão Educacional. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Federal de Rondônia, no estudo do ensino-aprendizagem mediado por tecnologia.

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7338876285846751

Currículo

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, SP, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Centro UNiversitário São Lucas em Porto Velho, Rondônia e graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente, SP. Atualmente professor titular nos cursos de graduação em Administração, Gestão Comercial,Ciências Contábeis, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e Odontologia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA em Porto Velho,RO.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5900450890314378

Currículo

Possui graduação em Sistemas para Internet pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia Estado de Rondônia e Pós-Graduação em Libras e Educação de Surdos. Atualmente é Professor da Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6851032294740049

Currículo

É Mestrando em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, possui Especialização em Zoologia e Ecologia da Conservação pela Faculdade Rolim de Moura – FAROL e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui experiência com animais silvestres e atualmente faz parte do corpo docente nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA nos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Zootecnia, além de liderar o Grupo de Estudos de Animais Silvestres – GEAS.

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7723886323718036

Currículo

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é professor no Ensino Superior – Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Tem experiência na área gênese, física e classificação de solos; fertilidade, nutrição de plantas, adubos, adubações e silvicultura.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9346965102777187

Currículo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia e mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é voluntário da Associação de Defesa Etnoambiental, discente de doutorado da Universidade Federal de Rondônia, membro do núcleo docente estruturante – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, professor titular – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e membro do núcleo docente estruturante – Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Caça de subsistência, atuando principalmente nos seguintes temas: mastofauna, ecologia de estradas, transecção linear, atropelamento de fauna e dieta.

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4720338423344896

Currículo

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Bionorte/UNIR. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia e professora nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Possui experiência na área de ecologia energética (calorimetria), reprodução e biologia de populações de peixes, com ênfase em análises de idade e crescimento e migração a partir de microquímica de otólitos.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1366883375022286

Currículo

Professora na Secretaria de Estado da Educação De Rondônia – SEDUC/RO e Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0021998416243063

Currículo

Graduada em Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Psicologia Hospitalar, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Psicologia no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico (MAPSI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (CEPEFOP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia. E, professora do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Dr. Aparício Carvalho – FIMCA, tendo como interesse e atuação a área da psicologia escolar e processos educativos em consonância com os aspectos históricos e culturais no desenvolvimento da humanização do indivíduo.

Sobre

  • Titulação: Especialista
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0109577731712118

Currículo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade São Lucas e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atua nas áreas de Botânica, levantamento florístico, Ecologia geral, Ecologia de áreas alagadas, Ecologia de áreas abertas.

Sobre

  • Titulação: Doutor
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2794953715444651

Currículo

Biólogo pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Mestrado em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutorado em mecanismos fisiológicos que determinam a expressão da autoincompatibilidade de Cofffea canephorada na Embrapa Rondônia. Atualmente é professor da Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia da produção de plantas perenes, ecofisiologia e fisiologia do estresse em plantas.

Última atualização 08 de novembro de 2019

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular