logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Elisete Maria da Silva Moreira


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 8 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

  • Setor público: hospitais, universidades, institutos de pesquisa.
  • Setor privado: hospitais particulares, clinicas, empresas, setor desportivo, ONGs.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Sim, sairá preparado para ser um empreendedor por meio da prestação de serviços tanto em home care, quanto na gestão de sua clínica.

Atividades Acadêmicas

TCC

É um trabalho de conclusão de curso que visa permitir ao aluno da graduação a vivência prática do desenvolvimento da pesquisa acadêmica e a sua formação crítica na área do conhecimento.

Estágios

O Estágio Supervisionado do Curso visa contemplar uma prática profissionalizante de qualidade, vinculada a uma postura crítica diante dos conhecimentos teóricos, assim como uma postura ética diante do trabalho, tendo seu inicio à partir do quinto período.

O Estágio é uma atividade profissional desenvolvida em situação real sob supervisão de profissional qualificado; objetiva oferecer uma formação básica pluralista, discurso epistemológico, teórico e ético rigoroso e inserção na realidade sócio-cultural imediata.

Os objetivos do estágio são:

  1. Propiciar ao aluno subsídios para a compreensão da realidade institucional;
  2. Compreender a inter-relação da teoria e prática em condições concretas;
  3. Trabalhar em condições reais de planejamento e sistematização.

Atividades Complementares

São todas e quaisquer atividades constituintes das áreas de ensino, extensão e pesquisa, cuja finalidade é possibilitar a flexibilização curricular dos cursos de graduação. Elas visam, portanto, à complementação do processo de ensino-aprendizagem com objetivo de viabilizar a flexibilização curricular, de forma a possibilitar a inserção dos estudos de temas polêmicos da atualidade, na estrutura curricular do curso de Terapia Ocupacional, bem como possibilitar ao aluno diversificar sua formação e desenvolver sua capacidade de lidar com problemas e buscar soluções, conforme sejam seus interesses e necessidades pessoais/profissionais.

Atividades de extensão

  • Programas e/ou projetos de Extensão, como exemplo projeto castanheira que acontece semestralmente levando atendimentos especializados a comunidade;
  • Participação em cursos de extensão; participação em Eventos de Extensão como exemplo Seminários, Palestras, Congressos, Conferências, Encontros, Jornadas e similares;

Pesquisa

  • Iniciação a pesquisa através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  • Pesquisas populares, visando aproximação e integração com a comunidade.
  • Pesquisas vinculadas a ações pedagógicas e Institucionais
  • Pesquisas direcionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico
  • Pesquisas voltadas à solução de problemas específicos.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Promissoras oportunidades de trabalho em um mercado dinâmico e competitivo para a sua atuação a partir de sua base de conhecimentos obtidos no decorrer da graduação.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O Curso de Terapia Ocupacional das Faculdades Integradas Aparício Carvalho visa formar terapeutas ocupacionais capazes de pensar criticamente e analisar os problemas da sociedade, procurando ou indicando soluções;

O egresso deste Curso terá uma formação multidisciplinar para desenvolver sua compreensão da importância do contexto econômico, político e social na formulação de estratégia, na implementação e na avaliação de programas e políticas públicas;

Deverá ter formação teórica e conhecimento prático para desempenhar como gestor em órgãos públicos, agências reguladoras e organizações não governamentais.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduada em Terapia Ocupacional – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Porto Velho, Rondônia (2014) e Especialização Lato Sensu em Saúde Pública – UNINTER/FAP, Porto Velho/RO (2015), Coordenadora do Núcleo de Saúde I dos Cursos Fisioterapia e Terapia Ocupacional nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduada em Terapia Ocupacional – Faculdades Integradas Aparício Carvalho (2014).Pós Graduação em Saúde Pública com Ênfase na Saúde da Família. Docente nas disciplinas: Saúde Mental e Psiquiatria,Terapia Ocupacional na Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar,Atividades e Recursos Terapêuticos I e II , Neuroanatomia, Corpo Movimento e musicalidade, Terapia ocupacional Aplicada a Saúde do Trabalhador,Fundamentos Terapia ocupacional I e II, Estratégia de Inclusão, Terapia Ocupacional na Saúde Mental Infanto Juvenil,Práticas de Observação nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho- FIMCA . Docente no cursos de Pós graduação nas disciplina de Saúde Mental Organizacional e Atividades e Recursos Terapêutico pela Agência Educacional Brasileira -AEBRA.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Possui graduação em Enfermagem pelas ,Faculdades Integradas Aparício Carvalho (2011). Ampla experiencia na área de Ginecologia e Obstetrícia e Coordenação de Estagio. Professora titular nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Gestão Hospitalar,Biomedicina, nutrição,Medicina , Coordenadora geral de Estagio e de Enfermagem no curso técnico Faculdades Associadas de Ariquemes no período de 2012 a 2013, Coordenadora de Estagio no Curso de Terapia Ocupacional na mesma Instituição de Ensino no período de 2013 a 2017, Disciplinas lecionadas: Semiologia e Semio-técnica,Farmacologia aplica a Enfermagem,Semiologia funcional,Saúde Mental e Psiquiatria,Saúde Coletiva,Terapia Ocupacional Hospitalar,Neonatologia,Faturamento Serviço de Saúde,Fisiologia, Biossegurança,Saúde da Criança, Metodologia,Serviços de Marketing em Saúde, Técnicas de Serviço de Negociação, Sistematização de Assistência em Enfermagem, Patologia, Saúde da mulher, Saúde coletiva aplicada a terapia ocupacional, sociologia aplicada a saúde, parasitologia,ética e biótica,Administração dos serviços de saúde,prática de enfermagem politicas de serviços de saúde, bases dos processo patologico.

Última atualização 09 de outubro de 2019

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso?

O curso de Terapia Ocupacional da FIMCA, trás grande diferencial e possibilidades ilimitadas aos futuros terapeutas ocupacionais, por ser uma profissão da área da saúde que visa prevenir e recuperar pacientes com distúrbios funcionais do corpo causados ou não por traumas adquiridos ou por alterações genéticas que limitem a pessoa a realizar suas atividades de vida diária e seu autocuidado desde as mais simples como escovar os dentes com independência até as mais complexas, intervém em distúrbio mental, alteração cognitiva, reabilitação de mão, saúde do idoso, entre outros. O curso possui um corpo docente altamente qualificado, experiente e comprometido no processo ensino/aprendizagem priorizando a qualificação de excelência para a prática profissional.

Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?

O curso de terapia ocupacional dispõe de clínica de reabilitação no próprio campus da IES para prática clínica; uma casa totalmente mobiliada para treino de atividades de vida diária e um laboratório para confecção de órteses para atendimento à população.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular