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Sobre o curso

Coordenador(a) Vanessa Merlen Faleiros Ferraz de Sá


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 6 Anos

Carreira

Dentro do contexto abrangente de estudar a natureza e as causas das doenças e, posteriormente, tratá-las e curá-las, o trabalho do médico concentra os seguintes ramos de atuação.

Atendimento em consultório, pronto-socorro e resgate

A atuação do médico em consultórios e pronto socorros é basicamente atender o paciente, ouvir suas queixas, diagnosticar o problema e indicar o tratamento ou a necessidade de cirurgia.

No consultório, o atendimento se dá por meio de hora marcada e individualmente, enquanto no pronto-socorro ele precisa estar à disposição para receber o paciente em estado de emergência, necessitando ser atendido imediatamente.

Já os médicos que atuam junto ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) devem ir ao encontro do paciente para prestar os devidos socorros, mediante ligação telefônica. É ele quem faz o primeiro atendimento e toma todas as providências até a pessoa ser encaminhada ao hospital, quando necessário.

Pesquisas científicas

Em decorrência do constante e rápido progresso da Medicina, com o surgimento de novas doenças e descobrimento de curas, a pesquisa científica é uma possibilidade interessante de atuação do médico.

A rotina do profissional muda bastante da tradicional, que é em clínicas e hospitais e atendendo pessoas. O médico pesquisador atua em laboratórios, realiza experimentos, estuda o comportamento das células e dos órgãos do corpo humano.

Realização de procedimentos cirúrgicos

Além de diagnosticar e tratar doenças por meio de prescrição de medicamentos ou orientação sobre estilo de vida, existem os médicos que têm formação para realizar intervenções cirúrgicas no corpo humano. Dentro da cirurgia, também existem as especialidades, como a cardiovascular, do aparelho digestivo, de mãos, plástica, pediátrica, torácica, de cabeça e pescoço, do aparelho respiratório e cirurgia geral.

Outras formas de atuação

Além das formas de atuação citadas, tanto no setor público quanto no privado, ele ainda pode trabalhar em grandes empresas como médico do trabalho, clubes esportivos, centros de pesquisa e universidades. Outra relevante atuação desse profissional é em organizações não governamentais — as ONGs — e em empresas do terceiro setor, que são as de caráter público sem fins lucrativos.

Também pode participar em programas do governo, como o Médico sem Fronteiras e a Cruz Vermelha. E podemos ir ainda mais adiante: o médico tem a oportunidade de seguir a carreira militar, socorrendo os combatentes feridos, ou colaborar com investigações criminais, atuando como médico legista ou forense.

Atividades Acadêmicas

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à Pesquisa Científica (daí o caráter de “Iniciação”) e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um orientador.

Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador. Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético. Um treinamento ético responsável e consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros cientistas e cidadãos.

Ligas Acadêmicas

Ligas Acadêmicas são grupos de estudo formados por alunos, com o auxilio de um professor, para aprender mais sobre determinada especialidade médica, o que auxilia muito a descartar opções de residência e/ou especialização.

Monitorias

O monitor é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina, como:

  • Tirar dúvidas dos alunos;
  • Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
  • Participa de trabalhos e estudos em grupo;
  • Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
  • Aprender como é a rotina acadêmica dos professores.

Estágios

De maneira geral, o internato acontece nos dois últimos anos do curso. Nesse momento os estudantes são divididos em pequenos grupos para que juntos, e auxiliados por profissionais experientes, entrem em contato com as principais atividades médicas. Os períodos do internato acontecem por meio de rodízios, para que os internos possam lidar com todas as grandes áreas da medicina.

Egressos

O Curso de Medicina da FIMCA visa formar profissionais, autônomos, reflexivos e capazes de desenvolver competências e habilidades que venham a contribuir na construção de um profissional apto para o mercado de trabalho atual e futuro. Em se tratando dos objetivos específicos, descreve-se adiante os mesmos detalhadamente:

  • Produzir, orientar e conduzir o conhecimento, para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania.
  • Disponibilizar no mercado de trabalho profissionais éticos e competentes, orientados pelos preceitos legais e pedagógicos.
  • Organizar programas de apoio à continuidade de estudo em nível de pós-graduação para egressos.
  • Promover a realização de eventos para a ampliação de conhecimento e para a interlocução entre a comunidade interna e externa da IES.
  • Promover uma política de nivelamento para localizar os acadêmicos em seus conhecimentos prévios.
  • Criar possibilidades e eventos que contemplem a comunicação da IES com a comunidade externa, por meio dos serviços oferecidos.
  • Consolidar a política de acompanhamento e formação continuada do egresso.
  • Otimizar os recursos da IES em direção a melhoria das instalações físicas, equipamentos e processo pedagógico.
  • Contribuir para o desenvolvimento local e sustentável, em consonância com o que preceitua a legislação do Ensino Superior, em especial a LBD 9.394/1996, ao Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004, que trata da acessibilidade, Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que trata da inclusão e contempla a formação do provo brasileiro e as leis ambientais.
Última atualização 22 de fevereiro de 2024

Porquê na FIMCA

O Curso de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA teve como objetivo em sua abertura, contribuir para melhorar as condições de vida da região; oferecer à região maiores condições de desenvolvimento socioeconômico, a partir da melhoria das condições de saúde; atrair os jovens egressos do ensino médio local e da região; solucionar inúmeros problemas sociais relacionados à saúde não somente de Porto Velho, mas de toda a região; oferecer às empresas oportunidades de parceria em projetos voltados para o desenvolvimento da área da saúde, beneficiando a mão-de-obra local através da melhoria do setor; suprir o mercado local e regional com profissionais qualificados, aptos a atuarem em vários segmentos; preparar cidadãos conscientes para o exercício pleno da cidadania.

Porto Velho conta com uma população de aproximadamente quinhentos e quarenta mil habitantes. Dentre eles, estão inúmeros jovens matriculados nas escolas de ensino fundamental e médio, que não precisam sair do Estado em busca de formação.

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FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho