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Sobre o curso

Coordenador(a) Vinicius Dantas Silveira


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 8 semestres

Carreira

Ele poderá trabalhar em que áreas?

  • Contabilidade Fiscal;
  • Contabilidade Pública;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Análise Econômico – Financeira das empresas;
  • Contabilidade Atuarial;
  • Contabilidade Ambiental;
  • Auditoria;

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Praticar a cultura do empreendedorismo, é algo que se apresenta muito fortemente através da motivação e do desenvolvimento da capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e propiciando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de um novo negócio;

Um dos objetivos propostos para os discentes visa despertar o interesse pela criação do próprio trabalho, transformando-os em atores conscientes no cenário de mudanças da economia mundial, que aponta o empreendedorismo como a grande revolução do século XXI.

Atividades Acadêmicas

TCC

A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, visa orientar os alunos no desenvolvimento de um Projeto por meio de metodologias que permita um aprofundamento nos conhecimentos das diversas áreas das Ciências Contábeis, promovendo um maior envolvimento com as atividades de pesquisa; além de também possibilitar melhores chances de sucesso profissional para o futuro egresso, dada a qualidade de formação propiciada pelo desenvolvimento do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta, portanto, um caráter de aprofundamento acadêmico, embora traga contribuições para o sucesso profissional, diferindo metodologicamente do estágio, complementar o processo de ensino/aprendizagem.

Estágios

A vivência prática proporciona uma maior capacidade para o discente, além de ser um diferencial na formação dos estudantes.

Nesse sentido o Estágio curricular ou prática supervisionada é essencial para a preparação do aluno para o exercício da profissão. São realizados em entidades conveniadas públicas ou privadas e estão apoiados em instrumentos jurídicos (Convênios de Cooperação e Termos de Compromisso) celebrados entre a FIMCA e o local condescendente de estágio, de acordo com a legislação vigente.

Atividades Complementares

As atividades complementares visam permitir ao estudante trilhar sua trajetória acadêmica de acordo com sua vocação e interesses específicos e particulares. As atividades complementares criam um espaço maior de participação do aluno no processo de sua formação. Essa iniciativa se encontra em harmonia com a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando chance de o aluno buscar uma formação de acordo com suas aptidões.

Atividades de extensão

A extensão no curso ocorre através de cursos, assessorias, consultorias, seminários, atendimentos à população carente em grupos de atividades e estudos onde, docentes e discentes formam diferentes equipes de trabalho teórico e prático de forma a oferecer serviços relevantes para a comunidade.

Dentre as atividades de extensão existentes podemos destacar: • Ações educativas direcionadas à população em geral, em eventos promovidos pela sociedade civil organizada. Ações assistenciais e educativas em parcerias com as secretarias municipais e estaduais de caráter interdisciplinar. Ações assistenciais de média duração e em caráter permanente: ações de promoção a ética e melhoria da qualidade de vida junto a população residente em bairro periférico e junto a população ribeirinha, em projeto de caráter interdisciplinar.

Pesquisa

No curso de Ciências Contábeis o desenvolvimento da pesquisa será sempre uma importante contribuição para a solução de problemas emergentes da realidade regional e mundial.

A ênfase maior será em linhas e programas de pesquisa que facilitem a integração entre as diversas áreas do conhecimento, tendência esta mundial, uma vez que é necessário o acompanhamento da velocidade das transformações das sociedades.

E PIBIC

Não temos acadêmicos com bolsa de estudos em andamento, atuando em projetos e orientados por docentes.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Os egressos do curso de Ciências Contábeis terão uma boa formação e consequentemente uma maior inserção no mercado de trabalho, podendo exercer as seguintes funções no mercado de trabalho: Contabilidade fiscal, contabilidade pública, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Análise Econômico – Financeira das empresas, Contabilidade atuarial, Contabilidade Ambiental, Auditoria.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O egresso do Curso deverá ser um profissional com um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes, que o capacite a atuar na gestão das organizações do sistema público ou privado, bem como na criação, expansão ou modernização de negócios próprios ou de terceiros, com destaque para:

  • Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional, aplicando os conhecimentos de análise das demonstrações contábeis nos diferentes modelos de organização pública e privada;
  • Apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, análise, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
  • Viver e trabalhar com efetividade e confiança em uma sociedade de informação, dentro de uma comunidade global, respeitando e valorizando as diferentes culturas;
  • Revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
  • Adquirir uma sólida cultura geral e espírito enlevado, transcendendo a mera formação para o exercício de uma profissão;
  • Trabalhar em grupo respeitando e valorizando os diferentes pontos de vista, beneficiando–se deles e colaborando para a integração das diferenças em prol de um bem-estar coletivo sempre em construção;
  • Exercitar a solidariedade e a alteridade, seja individualmente, seja coletivamente, assumindo sua responsabilidade social, como egresso do ensino superior;
  • Colaborar na construção do saber e para repassar o conhecimento às comunidades científicas e leigas, contribuindo com os cidadãos nos seus direitos de acesso e uso da informação;
  • Comunicar-se com bom uso do português, com vocabulário rico e baseado em uma compreensão profunda da linguagem e da condição humana.
  • O profissional adquirirá plena competência para a atuação contábil/gerencial nas diversas modalidades de contabilidade (fiscal, pública, gerencial, custos, ambiental, controladoria, auditoria, perícia, contábil e etc.) que ofereçam assistência em diferentes níveis de complexidade (atenção primária, secundária, terciária, quaternária).
  • Poderá aplicar seus conhecimentos administrativos para coordenar, chefiar ou supervisionar os diversos serviços contábeis em escritórios, órgãos públicos e privados.
  • Propor soluções baseadas na complexidade do empreendimento, sem perder de vista a necessidade de otimização dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e financeiros de organização.

Onde ele poderá atuar?

  • O profissional adquirirá plena competência para a atuação contábil/gerencial nas diversas modalidades de contabilidade (fiscal, pública, gerencial, custos, ambiental, controladoria, auditoria, perícia, contábil e etc.) que ofereçam assistência em diferentes níveis de complexidade (atenção primária, secundária, terciária, quaternária).
  • Poderá aplicar seus conhecimentos administrativos para coordenar, chefiar ou supervisionar os diversos serviços contábeis em escritórios, orgãos públicos e privados.
  • Propor soluções baseadas na complexidade do empreendimento, sem perder de vista a necessidade de otimização dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e financeiros de organização.
Última atualização 01 de julho de 2024

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso?

O curso de Ciências Contábeis prepara seus acadêmicos para desenvolvimento de currículo que considerará o aluno como agente do processo de construção das competências e habilidades requeridas para o exercício profissional.
Além disso, as práticas fazem parte das atividades desenvolvidas durante toda a formação acadêmica.

Aprendizagem utilizando projetos integradores

A visão global da matriz curricular é de que as disciplinas se contemplam e estão integradas de modo que os programas deverão propiciar a análise.

Desse modo, o pressuposto da organização curricular é a permanente abordagem de conteúdo organizada de forma sistemática, onde a metodologia e as interfaces com a realidade trarão a flexibilidade e atualização, assegurando padrões de qualidade na formação do Graduado em Ciências Contábeis.

Nesse sentido o projeto integrador do curso, através do evento denominado Mostra de Inovação e Criatividade – MIC, é uma forma de contribuir com a contextualização da aprendizagem, a criatividade e para que o conhecimento construído ao longo de seu desenvolvimento faça sentido para o aluno em sua região.

FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho