logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Adriana Rocha de Araújo


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Tecnólogo
  • Duração 4 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Tecnológicos, o tecnólogo em Gastronomia poderá atuar em centros gastronômicos, embaixadas e consulados, empresas de hospedagem, recreação e lazer, hospitais e spas, indústria alimentícia, parques temáticos, aquáticos, cruzeiros marítimos, restaurantes comerciais, institucionais e indústrias, catering, bufês e bares, instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

O gastrônomo sairá do curso preparado para abrir o seu próprio negocio , habilitado para colocar em prática os elementos do empreendedorismo que é planejar, organizar, definir equipe e controlar as etapas do processo, para que o objetivo seja alcançado.

Qual o diferencial do curso? Ou Quais diferenciais?

Corpo docente gabaritado, instalações com excepcional infraestrutura, Insumos de alta qualidade, que ajudarão os discentes a desenvolver habilidades e competências profissionais, associadas a uma visão gerencial do setor de alimentos e bebidas. Assim, estarão preparados para atuar com técnica, criatividade e eficiência em restaurantes e outras organizações do segmento de hospitalidade e do ramo alimentício.

Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?

Cozinha Quente I, Cozinha Quente II, Panificação e Confeitaria, Bromatologia,Laboratório de Análise de Água, Laboratório de Microscopia.

Atividades Acadêmicas

TCC

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da FIMCA investe em uma sólida formação priorizando a qualidade de ensino com uma grupo de docentes qualificados. As atividades previstas no projeto pedagógico trazem embasamento matemático e físico, desenvolvendo no graduando competências e habilidades para aplicar conhecimentos técnicos e científicos para criação e aperfeiçoamento de equipamentos, máquinas e processos que podem trazer benefícios à sociedade com saúde e segurança.

Atividades Complementares

As atividades complementares se convertem em oportunidades de atualização e de enriquecimento complementando o perfil do formando, possibilitando o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Atividades de extensão

Atividades de ensino e aprendizagem realizadas em ambientes destinados ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades orientadas por professores capacitados. Nestas atividades deverão estar disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino ou aprendizagem, nas diversas modalidades do desempenho profissional, podendo ocorrer em espaços da instituição.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Que serão capazes de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Tecnológicos, o tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Cria preparações culinárias. Planeja, controla e avalia custos. Coordena e gerencia pessoas de sua equipe. Valida a segurança alimentar. Planeja, elabora e organiza projetos de fluxo de montagem de cozinha. Identifica utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Articula e coordena empreendimentos e negócios gastronômicos. Identifica novas perspectivas do mercado alimentício. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Especialista em Produção e Gerenciamento de Eventos pela Faculdade Senac/PE, Docência do Ensino Superior Pela Faculdade dos Guararapes/PE, formada em Gastronomia, Sommelière . Atua no mercado como Consultora e Palestrante na área de vinhos, docente a 9 anos ministrando aulas nas disciplinas de História da Gastronomia, Confeitaria Clássica, Sala e Bar, Cozinha Francesa Princípios de Enologia, Organização e Planejamento de bebidas. Assumiu a Coordenação do curso Tecnólogo em Gastronomia em 2017 , onde atua até o momento.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Sobre

  • Titulação: Especialista

Sobre

  • Titulação: Especialista

Sobre

  • Titulação: Especialista

Sobre

  • Titulação: Especialista

Sobre

  • Titulação: Mestre

Sobre

  • Titulação: Especialista

Sobre

  • Titulação: Especialista
Última atualização 08 de novembro de 2019

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular