logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Daione Carvalho Oliveira


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 8 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

O Curso adota um caráter generalista e abrangente, em relação ao acompanhamento do processo saúde-doença, exclusão-inclusão social, nas diferentes áreas e níveis de atuação, fornecendo aos graduandos condições de ampliar os campos de atuação da Fonoaudiologia, tornando-os agentes do desenvolvimento histórico da profissão.

O mercado de trabalho do profissional Fonoaudiólogo abrange setores distintos em clínicas multi e interdisciplinares, hospitais, maternidades, consultório particular, home care, empresas de prótese auditiva, centros de reabilitação, escolas, creches, indústrias, teatros e empresas de comunicação.

O Fonoaudiólogo, com formação generalista, está capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor ético, científico e intelectual como condição para a realização de toda e qualquer ação dentro de sua profissão. Profissional com visão ampla e global, preparado a fazer análise crítica e reflexiva, respeitando os princípios éticos, filosóficos e culturais do indivíduo e da coletividade.

Clínicas

O Fonoaudiólogo utilizando-se de certo repertório de estratégias e  procedimentos, dentre eles a Avaliação Fonoaudiológica, obterá dados necessários para determinar o diagnóstico e planejar o tratamento dos distúrbios da comunicação humana.

Ocupacional

Atua no controle periódico de funcionários e na prevenção de déficit auditivo relacionados à atividade laborativa, atua ainda, de forma preventiva junto aqueles que utilizam a voz profissionalmente. Atua também na recuperação dos distúrbios da comunicação humana detectados, para que os mesmos sejam readaptados às suas funções.

Educacional

Atua em instituições pública e privadas, incluindo Escolas, Creches e ONGs, além de participar da equipe de orientação e planejamento escolar, atuando na prevenção, detecção e reabilitação dos distúrbios da audição, linguagem oral e escrita, motricidade oral e voz em crianças em idade escolar.

Pesquisa e Ensino

Exerce atividade de investigação e busca no estudo dos aspectos ligados aos distúrbios da audição, linguagem oral e escrita, motricidade oral e voz, proporcionando a evolução da Fonoaudiologia como ciência. O Profissional ainda pode atuar na área da docência em cursos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia.

Saúde Pública

Participa da elaboração de políticas de saúde junto ás autoridades competentes, na organização, implantação e execução de projetos de Educação, Saúde Pública e Coletiva, nas áreas da comunicação oral e escrita, voz e audição.

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho de conclusão de curso acontece de maneira orientada pelos docentes do curso. Tal prática se faz necessário para desenvolver um perfil pesquisador e inovador da nossa região. Proporciona prática em métodos científicos.

Estágios

Os estágios do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade FIMCA, visa ofertar aos acadêmicos prática clínica e hospitalar. Os campos de estágios acontecem no próprio campus (contando com uma clínica-escola moderna e equipada com os equipamentos mais atuais do mercado fonoaudiológico) e fora do campus através de parcerias e convênios com a Prefeitura de Porto Velho e do Estado de Rondônia. É no momento do estágio que o acadêmico fortalece suas práticas e raciocínio clínico.

Buscamos sempre realizar atendimento de forma técnica e precisa, porém, humana e acolhedora.

Atividades Complementares

O curso realiza oferta de atividades complementares ao ensino, de forma a capacitar os acadêmicos cada vez mais em todas as áreas da fonoaudiologia. As atividades complementares ofertam além de conhecimento técnico interdisciplinar a interação entre os acadêmicos de todos os períodos do curso.

Atividades de extensão

A Faculdade FIMCA realiza atividades de extensão proporcionando atendimento a comunidade, interdisciplinaridade entre os cursos, integração entre o corpo docente e discente. Fortalecendo a relação profissional – cliente/ profissional – paciente. Anualmente a Instituição realiza eventos de extensão como o projeto castanheira.

Pesquisa

O curso realiza pesquisas cientificas em fonoaudiologia nas áreas de linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz, Audiologia e saúde coletiva. Acreditamos que a pesquisa local fortalece o atendimento clínico, bem como promoção e prevenção de saúde e educação, esse fortalecimento acontece, pois, a pesquisa traz evidências características da nossa região Amazônica.

E PIBIC

O curso de Fonoaudiologia teve a honra de ser contemplado, como uma bolsa de estudos do PIBIC, em primeiro lugar. Com um estudo pioneiro de identificação da incidência de fissuras labiopalatinas dos nascidos vivos do Estado de Rondônia.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Os egressos de Fonoaudiologia da Faculdade FIMCA, podem esperar destaque no cenário regional, por possui formação generalista, com ética e responsabilidade.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

Profissionais confiantes, inovadores, com visão ampliada para alçar voos altos. O profissional com formação na Faculdade FIMCA apresenta perfil de liderança de mercado.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar (2004) pelo Instituto de Pós-graduação de Goiás IPOG. Especialista em Enfermagem do Trabalho (2010) pelas Faculdades de Pimenta Bueno FAP. Graduada em Fonoaudiologia (2003) pela Universidade de Marília UNIMAR. Graduada em Enfermagem (2010) pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA. Experiência no âmbito hospitalar e administrativo. Realizou perícias junto ao Ministério do Trabalho da 5ª região. Atuou como Fonoaudióloga no Hospital Santa Marcelina em Porto Velho – RO (2007 a 2008). Atuou como Fonoaudióloga, Ouvidoria, Aprovisionadora no Hospital de Guarnição de Porto Velho do Exército Brasileiro durante 8 anos (2007 a 2016). Coordenadora e Docente do Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA (de 2013 aos dias atuais).

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Fonoaudióloga, graduada pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Pós Graduanda em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagias Orofaríngeas pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia – CEFAC/RO. Possui Aprimoramento em Linguagem com Ênfase em Avaliação e intervenção Fonoaudiológica. Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Multiclin – Centro Especializado em Terapias, atendendo as áreas de Motricidade Orofacial, fala e linguagem Infantil e Adulta no período de 2016 a 2019. Atualmente exerce atendimento clínico domiciliar na área de Linguagem e Motricidade Orofacial. Docente e Coordenadora de Estágio do curso de Fonoaudiologia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Epidemiológica & Revisões Sistemáticas e Meta-Análises, nas linhas de pesquisa: Epidemiologia em Odontologia na Amazônia, Diagnóstico e Patologia Bucal.) Co-orientadora do projeto eleito em primeiro lugar no PIBIC de 2018, com tema de Avaliação da Incidência de Fissuras Labiopalatinas no Estado de Rondônia.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2015), São Paulo/SP. Graduada em Fonoaudiologia pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA (2014), Porto Velho/RO. Experiência nas áreas de Disfagia, Motricidade Orofacial, Estética Facial e Home Care. Membro da Therapy Taping Association® (2014). Atuou como Coordenadora de Triagem Neonatal do Estado de Rondônia (entre 2016 a 2018). Atua como fonoaudióloga em Home Care nas áreas de Disfagia, Motricidade Orofacial, Estética Facial. Possui linhas de pesquisa abertas em Patologias Tropicais, Neuropatologias, Voz e Neonatologia. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA (de 2017 aos dias atuais).

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, pós-graduada Latu sensu em Gestão Ambiental pela Faculdade São Lucas de Porto Velho. Pós-graduada em Gestão Educacional. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Federal de Rondônia, no estudo do ensino-aprendizagem mediado por tecnologia. Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas e Contaminação Ambiental por Metais Pesados, em especial o mercúrio, projeto no qual foi bolsista de Iniciação Científica do Pibic/CNPq por dois anos e bolsista de apoio técnico do CNPQ por um ano, ambos trabalhos executados no Laboratório de Hidrobiogeoquímica Ambiental da UNIR, de onde trago o embasamento que me fez professora defensora e atuante de aulas práticas e de campo. Atual docente das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Metropolitana. Formadora de professores de Ciências da Natureza e Professora ministrante de Biologia e Noções Básica de Agroecologia e Zootecnia (NBAZ) do projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica do estado de Rondônia. Tutora da Universidade Aberta do Brasil – UAB / IFRO. Pesquisadora do Laboratório de Ensino de Ciências – EDUCIÊNCIA/UNIR.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade São Lucas. É pós graduada em Docência do Ensino Superior e em Estudos da Audição. Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise e Pós graduanda em Educação de Deficientes Cognitivos.. Atualmente é docente no curso de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, Gestora de CallCenter na Eletrobrás Distribuição Rondônia e Fonoaudióloga Clínica. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Prótese Auditiva (AASI), Avaliação Auditiva Adulto e Infantil e Motricidade Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, perda auditiva, protetização auditiva, teste da orelhinha, motricidade oral para pacientes bariatricados, apnéia e ronco. Faz parte da Equipe Direito de Ouvir/RO (Fonoaudióloga Credenciada).

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Licenciado em Química (2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2014), Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (2012). Professor das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA (desde 2012), ministrou aula nos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia e Farmácia. Atualmente é coordenador (líder) do Grupo de Estudo e Pesquisa em Química Aplicada a Farmácia – GEPQAF/FIMCA e coordenador do curso de Medicina Veterinária.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Enfermeiro graduado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor de Ensino Superior na Instituição Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FINCA; Integrante do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais; Integrante do Projeto de Pesquisa “A espiritualidade e a religiosidade em pessoas que vivem com HIV/aids e suas interfaces com as representações da síndrome: construções simbólicas, práticas sociais e cuidado de enfermagem” coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Marcos Tosoli Gomes.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2014). Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário São Lucas (2013). Atuou como fonoaudióloga na Clínica Limiar atuando nas áreas de Linguagem Infantil, Motricidade Orofacial, Voz e Reabilitação Auditiva. Atuou como fonoaudióloga na Clínica Ortopédica e Home Care nas áreas de Linguagem Infantil, Motricidade Orofacial, Voz. Capacitação no Método Therapy Taping – conceito de estimulação tegumentar, pela Therapy Taping Association. Docente e supervisora de estágio – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, Motricidade, Voz e (Re) Habilitação Auditiva. Atualmente realizo atendimentos clínicos no Centro de Otorrinolaringologia de Rondônia – Clínica OTO nas áreas de Linguagem Infantil, Motricidade Orofacial, Voz. Docente e Supervisora de estágio no Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA(de 2014 aos dias atuais).

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Especialista em Audiologia Clinica pela Faculdade de Ciências Médicas Santa casa de Misericórdia de São Paulo (2016). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade São Lucas (2013). Atuou como fonoaudióloga audiologia no Centro de Reabilitação Auditiva (CER II) do Hospital Santa Marcelina de Porto Velho (2016 – 2019), atuou como fonoaudióloga clínica no Centro Auditivo Audifone na cidade de São Paulo (2015 – 2016), atuou como fonoaudióloga clínica no Centro Auditivo VIVA na cidade de São Paulo (2014). Atualmente atua como docente no curso de fonoaudiologia das Faculdades integradas Aparício Carvalho- FIMCA, ministrando disciplinas relacionadas a área de Audiologia e presta consultorias em avaliação audiológica clínica e educacional com ênfase em seleção, verificação e validação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) na cidade de Porto Velho-RO.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduação em Biomedicina pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) (2015/2). Realizou atividades como aluno de iniciação científica (PIBIC) pela Fundação Oswaldo Cruz Rondônia no período de 2014 – 2015. Mestre em em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR – PGBIOEXP – 2018). Atualmente executa atividades como biomédico no laboratório de análises clínicas da Unidade Mista Antônio Luís de Macedo da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré/RO. Docente das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, nos cursos de Biomedicina e Fonoaudiologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Fonoaudiologia.

Última atualização 09 de outubro de 2019

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso? Ou quais diferenciais?

O curso de fonoaudiologia da Faculdade FIMCA tem como objetivo formar profissionais capacitados, com postura ética, técnica e humana. O curso conta os materiais, instrumentos e equipamentos mais modernos do mercado de trabalho. Temo como foco o desenvolvimento de raciocínio clínico baseado em evidências científicas, sem esquecer o tato humano.

Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?

  • Microscopia I – Disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia
  • Anatomia I e II – Disciplinas de Anatomia Humana e Anatomofisiologia Aplicada, Neuroanatomofisiologia Aplicada, Neurologia Clínica, Semiologia e Semiotécnica – Disciplinas de Disfagia, Fonoaudiologia Hospitalar I e Fonoaudiologia Hospitalar II.
  • Clínica de Fonoaudiologia – Aulas teórico-práticas e estágios supervisionados nas áreas de Audiologia, Motricidade Orofacial, Linguagem, Voz e Saúde Coletiva.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular