logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Ulisses Jorge Pereira Stelmann


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

Atuação em clínica, cirurgia, diagnósticos complementares e reabilitação nas mais diferentes espécies, controle de zoonoses e vetores, fiscalização de produtos de origem animal e em estabelecimentos que manipulem e/ou armazenem esses produtos, reprodução e melhoramento genético animal, elaboração e produção de rações para as diferentes espécies, manejo e bem estar animal, manejo de fauna silvestre e selvagem.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

O curso oferta disciplinas que despertará e contribuirá o espírito empreendedor do egresso, preparando-os para o mercado de trabalho tanto como Médico(a) Veterinário(a) como também proprietário(a) de qualquer estabelecimento do seguimento da saúde e bem estar animal (corte, criação, doméstico e silvestre).

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho de conclusão de curso do curso de Medicina Veterinária da FIMCA é fruto de um estudo de caso observado durante o Estágio Supervisionado Obrigatório sob a orientação de um docente do curso. Nesta etapa o acadêmico apresentará sua pesquisa a uma banca de docentes da instituição e convidados demonstrando as suas competências e habilidades para a resolução do problema.

Estágios

O curso de Medicina Veterinária junto com o Hospital Veterinário – Hvet possui diversos editais de estágio extracurriculares proporcionando aos acadêmicos a vivência e a experiência da prática profissional. Dentro da matriz curricular há o Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO, do qual o acadêmico deverá cumprir sob supervisão de um médico(a) veterinário(a). Este estágio não precisamente deverá ser cumprido no HVet, o curso através da coordenação de estágio possui o convênio com diversas empresas públicas e privadas além de outras instituições de ensino brasileiras.

Atividades Complementares

A coordenação do curso e demais entidades relacionadas a Medicina Veterinária organizam diversas atividades que visam a formação complementar do futuro e do médico(a) veterinário(a) formado. Aliado a isso, o curso possui um programa de monitoria em diversas áreas possibilitando aos acadêmicos a prática durante a formação.

Atividades de extensão

Em prol de contribuir socialmente com a população local e adjacências, o curso de Medicina Veterinária e seus acadêmicos participam de diversas atividades dentre elas: Campanhas de vacinação anti-rábica, Projeto Castanheira (FIMCA) e ações sociais diversas.

Pesquisa

Atualmente o Curso possui os seguintes grupos de estudo:

  • Grupo de Operações Especiais em Equinos e Ruminantes – GOEER
  • Grupo de Estudo em Parasitologia Zoonótica – GEPAZ
  • Grupo de Estudo de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais – GECCIPA
  • Grupo de Estudos de Animais Selvagens – GEAS
  • PIBIC

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

O médico veterinário formado pela FIMCA atuará de forma ética e profissional nas diferentes áreas da Medicina Veterinária envolvendo resolução de problemas desde em Clínicas médicas e cirúrgicas, atendimento aos criadores, fiscalização e cuidados com produtos de origem animal até questões de saúde pública como controle de vetores e zoonoses.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O Médico Veterinário formado pela FIMCA deve ser capaz de participar do processo social dentro de uma perspectiva crítica, mediante o trabalho com os animais, seus produtos e relações, especialmente na produção de alimentos, profilaxia de doenças, saúde pública e promoção das comunidades rurais, buscando a melhor utilização dos recursos existentes e atuando como agente de transformação, no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral da população.

Coordenação e Corpo Docente

Ulisses Jorge Pereira Stelmann
Ulisses Jorge Pereira Stelmann
Coordenador

Sobre

  • Titulação: Pós-Doutor

Currículo

Médico Veterinário graduado e com especialização em Clínica Médica de Grandes Animais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Mestre em Medicina Veterinária na área de Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, FMVZ, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Botucatu. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, área de concentração em Patobiologia Animal, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Pós-Doutorado através do Projeto de Cooperação Internacional CAPES/MESCUBA, intitulado Diagnóstico da Resistência Antihelmíntica e Fitofármacos: Contribuição ao Controle Integrado de Nematoides Gastrintestinais em Pequenos Ruminantes pela Universidad de La Habana, Cuba. Atuou como Médico Veterinário do Hospital do Jockey Club Brasileiro, Hospital Octávio Dupont, situado na Gávea, RJ; como Oficial Médico Veterinário no Segundo Regimento de Cavalaria de Guardas, 2º RCG, Ministério de Defesa, Exército Brasileiro; como Médico Veterinário da Prefeitura do Rio de Janeiro e como Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM. Atualmente exerce a função de Coordenador e Docente da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais I (Equinos) do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA, Porto Velho - RO. Tem experiência na área de Medicina Interna de Grandes Animais com ênfase em Equinos, atuando principalmente nos seguintes temas: Odontologia Equina; Enfermidades Clínicas de Equinos, Bovinos e Pequenos Ruminantes; Diagnóstico; Coccídios e Coccidioses; Sanidade e Medicina Veterinária Preventiva de Grandes Animais.
Eduardo Borges de Brum
Eduardo Borges de Brum
Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFSM, Especialização em Controle e Processamento de Carne, Leite, Ovos e Pescado pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialização em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO/Rio de Janeiro, Especialização em Inspeção de Alimentos pela Escola de Saúde do Exército - Rio de Janeiro. Atualmente é Docente do curso de medicina veterinária nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA (Porto Velho), Professor do Programa de Pós-graduação em Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal pela Associação Acadêmica e Científica de Rondônia - ACACIER/ FATEC-PR (Ariquemes e Porto Velho) e Oficial de Veterinária da 17ª Base Logística do Exército Brasileiro (Porto Velho/RO). É Auditor no Programa de Auditoria em Segurança Alimentar - PASA no Exército Brasileiro. Tem experiência na área de Inspeção de Alimentos, com ênfase em Fiscalização de Alimentos e Forragens, Padrões e Legislação. Atuou na pesquisa de carnes congeladas e antioxidantes naturais em produtos cárneos junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PPGCTA/UFSM e na pesquisa de técnicas de medição de oxidação de produtos cárneos junto à Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói.

Sobre

  • Titulação: Pós-Doutor

Currículo

Médico Veterinário graduado e com especialização em Clínica Médica de Grandes Animais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Mestre em Medicina Veterinária na área de Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, FMVZ, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Botucatu. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, área de concentração em Patobiologia Animal, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Pós-Doutorado através do Projeto de Cooperação Internacional CAPES/MESCUBA, intitulado Diagnóstico da Resistência Antihelmíntica e Fitofármacos: Contribuição ao Controle Integrado de Nematoides Gastrintestinais em Pequenos Ruminantes pela Universidad de La Habana, Cuba. Atuou como Médico Veterinário do Hospital do Jockey Club Brasileiro, Hospital Octávio Dupont, situado na Gávea, RJ; como Oficial Médico Veterinário no Segundo Regimento de Cavalaria de Guardas, 2º RCG, Ministério de Defesa, Exército Brasileiro; como Médico Veterinário da Prefeitura do Rio de Janeiro e como Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM. Atualmente exerce a função de Coordenador e Docente da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais I (Equinos) do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, Porto Velho – RO. Tem experiência na área de Medicina Interna de Grandes Animais com ênfase em Equinos, atuando principalmente nos seguintes temas: Odontologia Equina; Enfermidades Clínicas de Equinos, Bovinos e Pequenos Ruminantes; Diagnóstico; Coccídios e Coccidioses; Sanidade e Medicina Veterinária Preventiva de Grandes Animais.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Zootecnia na área de Produção Animal. Docente desde 2001 e professor da Fimca desde 2004, tendo exercido a função de Coordenador de Medicina Veterinária/Fimca durante 4 anos. Atualmente atua nas disciplinas de Anatomia Animal (curso de Zootecnia) e Defesa Sanitária Animal (curso de Veterinária).

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7338876285846751

Currículo

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, SP, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Centro UNiversitário São Lucas em Porto Velho, Rondônia e graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente, SP. Atualmente professor titular nos cursos de graduação em Administração, Gestão Comercial,Ciências Contábeis, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e Odontologia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA em Porto Velho,RO.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Atualmente é Professor da Faculdades Integradas Aparício Carvalho e Professor nível 3 da Secretaria EStatual de Educação do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Bioquímica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Levana, Zimomonas mobilis.

Sobre

  • Titulação: Doutor

Currículo

Médico Veterinário UECE/2001, Especialista em Biologia Humana UNINTES/2007, em Vigilância em Saúde Ambiental UFRJ/2014 e em Vigilância em Saúde SÍRIO-LIBANÊS/2017. Mestrado em Ciências Veterinárias UECE/2003 e doutorado em Biologia Experimental UNIR/2013.

Sobre

  • Titulação: Doutorado/Pós-doutorado

Currículo

Professora da área de Reprodução Animal na Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, RO, desde 2009. Foi bolsista DCR (CNPq) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (RO) – EMBRAPA (2011-2013). Realizou doutorado pela Universidade Leipzig (Alemanha, 2006) na área de doença da reprodução. Também foi docente da Faculdade São Lucas e União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON. Estagiou 1 ano (2002) na central de inseminação artificial Rinderunion Baden-Württemberg (RBW) na Alemanha. Graduada em Medicina Veterinária (2000) pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (CREUPI).

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFSM, Especialização em Controle e Processamento de Carne, Leite, Ovos e Pescado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Especialização em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO/Rio de Janeiro, Especialização em Inspeção de Alimentos pela Escola de Saúde do Exército – Rio de Janeiro. Atualmente é Docente do curso de medicina veterinária nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA (Porto Velho), Professor do Programa de Pós-graduação em Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal pela Associação Acadêmica e Científica de Rondônia – ACACIER/ FATEC-PR (Ariquemes e Porto Velho) e Oficial de Veterinária da 17ª Base Logística do Exército Brasileiro (Porto Velho/RO). É Auditor no Programa de Auditoria em Segurança Alimentar – PASA no Exército Brasileiro. Tem experiência na área de Inspeção de Alimentos, com ênfase em Fiscalização de Alimentos e Forragens, Padrões e Legislação. Atuou na pesquisa de carnes congeladas e antioxidantes naturais em produtos cárneos junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA/UFSM e na pesquisa de técnicas de medição de oxidação de produtos cárneos junto à Universidade Federal Fluminense – UFF/Niterói.

Sobre

  • Titulação: Pós-Doutora

Currículo

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestrado em Zootecnia [Areia] pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Sua primeira atividade profissional foi como zootecnista na Fazenda Carnaúba (Pau Leite e Bonito) em Taperoá – PB. Em seguida atuou como Extensionista Rural II da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER – PB). Foi Responsável Técnica pelo Lacticínio Grupiara (Taperoá – PB), como também, Diretora Tesoureira da Criadores Associados do Cariri Velho (CASCAVEL).Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais Caprinos e Ovinos, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Ruminantes, assistência técnica (agricultura familiar e demais produtores), setor de laticínios. Fez doutorado sanduíche na Università degli Studi di Firenze (UNIFI) em Florença, na região Toscana, Itália (Março/2012 a Abril/2013). É doutora em Zootecnia pela UFPB (Areia – 2013), na área de Produção Animal (Caprinos). Pós Doutorado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Mossoró / RN (2014/2015), com o estudo "Conservação In Situ de Ruminantes e Biodiversidade do Bioma Caatinga." Atualmente, professora de Ensino Superior nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA).

Sobre

  • Titulação: Mestre
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5388063641213116

Currículo

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de Marília (1997) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é professor na Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e responsável técnico pela produção animal do estado de Rondônia, junto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, atuando principalmente com a bovinocultura leiteira e o manejo de pastagem.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1988). Atualmente é clínico-cirurgião – Clínica Veterinária 4 Patas e docente – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, onde administra atualmente as disciplinas de Fisiologia Veterinária, Farmacologia Veterinária, Semiologia e Clínica Médica de Pequenos Animais Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Medicina Veterinária – UFG – 2007 Residência, Médico Veterinária – UFG – 2009, Mestrado em Ciência Animal – UFG – 2011; Área de atuação: Diagnóstico por Imagem (Radiologia e Ultrassonografia) Trabalha como ultrassonografista na Empresa Polimagem – Ultrassonografia Veterinária na cidade de Porto Velho – RO desde 2012. Trabalha como docente a nível de Graduação no Curso de Medicina Veterinária da FIMCA desde 2013.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduação em Medicina Veterinária pela
Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestrando Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA e Especialista em Zoologia e Ecologia da Conservação pela
Faculdade Rolim de Moura – FAROL.

Sobre

  • Titulação: Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais

Currículo

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília-UNIMAR, especialista em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco, UCB/RJ e Mestranda do Programa de Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental – Universidade Federal do Acre – UFAC.

Sobre

  • Titulação: Especialista

Currículo

Graduação em Medicina Veterinária pela União Educacional do Planalto Central – AGROPLAC; Especialista na área de Reprodução de Bovinos; MBA em Cirurgia Geral de Pequenos Animais. Membro da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária. Médico Veterinário atuante na Clínica Veterinária de Pequenos Animais, com ênfase em Neurologia e Clínica Cirúrgica. Docente de ensino superior – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA nas disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais e Patologia Cirúrgica. Coordenador regional do curso de Pós Graduação do Instituto DiDatus. Diretor Científico da atual gestão da Anclivepa-RO e Médico Veterinário Concursado da Prefeitura do Município de Porto Velho/RO com Atuação no Bem Estar e Proteção Animal – SEMA

Sobre

  • Titulação: Especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais

Currículo

Graduada em Medicina Veterinária pela UFMG, Especialização (residência) em Clínica Médica de Pequenos Animais 1 e 2, Diretora e Responsável Técnica do Hospital Veterinário da FIMCA além de ser preceptora na área de ultrassonografia e Anestesiologia.

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Graduado em MEDICINA VETERINÁRIA (2012), Graduação em Ciências Biológicas (incompleta, faltando apenas ser colocado grau). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Veterinária FV/ PPGV/ Universidade Federal de Pelotas (2014). Doutorando em Reprodução Animal pela Universidade Federal do Acre – UFAC/PPGESPA. Patologista clínico no hospital Veterinário FIMCA. Professor titular na Faculdades Integradas Aparício Carvalho, das disciplinas de Histologia, Histologia Especial, Anatomia, Parasitologia, Patologia Clínica e Epidemiologia. Coordenador do curso de pós graduação em Reprodução Animal e suas Biotecnologias e de inspeção de produtos de origem animal. Diretor administrativo do Kennel Clube de Rondônia. Árbitro habilitado para julgamento de cães do grupo 9 CBKC/FCI, especialista em anatomia funcional do cão.

Última atualização 08 de novembro de 2019

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular