logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Ana Josette Aguiar Dias


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 8 semestres

Carreira

Nutrição clínica

Ambiente hospitalar onde ficam responsáveis por todo processo de produção das refeições, banco de leite humano, lactário, Equipe Multiprofissional em Terapia Nutricional Enteral, entre outros. Nutrição ambulatorial: spas, asilos, clínicas de estética, consultórios, hospitais e consulta domiciliar. Na Nutrição ambulatorial o nutricionista pode ser um empreendedor, atuando em seu próprio consultório e fazendo parcerias com outros profissionais e empresas.

Indústria de alimentos

Gerência de serviço de alimentação, controle de qualidade em indústria de bebidas (refrigerantes, cerveja, suco), indústria de polpas, panificação, refeições, congelados, frigoríficos, etc. Podendo atuar em restaurantes, lanchonetes, cantinas, rotisserias, docerias entre outas. Além disso, desenvolvendo o treinamento de funcionários, os testes de degustação de pratos e novos produtos, e ainda prestando uma consultoria de empresas do setor.

Nutrição esportiva

A atuação do nutricionista também vem crescendo muito na área esportiva. E isso se deve ao fato de as pessoas estarem cada vez mais em busca de uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física. Podendo atuar em academias, centros de treinamento e clubes esportivos. Muito além disso, o nutricionista pode fazer parte da equipe que prepara atletas de diferentes modalidades esportivas como futebol, vôlei, ginástica, atletismo, entre muitas outras.

Saúde coletiva (Concursos Públicos)

Entre as funções desenvolvidas nessa área encontram-se fiscais sanitários, conselheiros de saúde, gestores de programas governamentais, atenção básica em saúde (postos e policlínicas), ambulatórios de nutrição e vigilância sanitária. Escolas públicas e privadas. As organizações não governamentais (ONGs) também buscam nutricionistas para desenvolver programas de combate à desnutrição — até porque, na maioria das vezes, seus trabalhos são direcionados a comunidades carentes.

Marketing na área de alimentação e nutrição (Multinacionais)

Os principais locais de trabalho em Porto Velho e região são principalmente a indústria de alimentos e suplementos alimentares. Ensino Docência e coordenação em cursos técnicos ou de graduação, bem como em especializações em cursos de gastronomia e nutrição. O que tem se falado muito dentro do curso de Nutrição da FIMCA é que as oportunidades podem ser criadas. O mercado precisa de profissionais que estão atentos as mudanças. Deste modo o olhar empreendedor pode gerar grandes oportunidades de trabalho com campos muito promissores: Suplementação alimentar natural com foco funcional, alimentação vegana, sustentável e orgânica e Aplicativos mobile de Nutrição.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Sim, pois o curso prepara e incentiva o empreendedorismo nas várias áreas da nutrição.

Atividades Acadêmicas

TCC

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e se constitui num requisito para a conclusão do curso É elaborado em forma de Artigo, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Estágios

O Estágio Supervisionado é curricular e obrigatório no Curso de Nutrição, sem o qual o aluno não obtém o Diploma de Nutrição, e consiste no desenvolvimento de atividades relacionadas com a área de estudo a serem executadas pelo aluno em empresas e/ou outras entidades, supervisionadas pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho e pela empresa ou entidade onde se desenvolver o Estágio Supervisionado.

Tem por objetivos:

  1. Proporcionar, na prática profissional, a adequação dos conhecimentos recebidos em sala de aula para o exercício efetivo das atividades ligadas a Nutrição;
  2. Dar aos estagiários a oportunidade de conferir se a prática das empresas que atuam no setor está de acordo com as atuais teorias que são estudadas no Curso de Nutrição;
  3. Propiciar aos acadêmicos uma experiência de trabalho que possa vir a lhes facilitar, uma vez formados, o ingresso definitivo no mercado;
  4. Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de empreendedores, capazes de adotar modelos de gestão inovadoras com utilização de novas tecnologias.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização, devem possibilitar ao aluno vivências acadêmicas compatíveis com as relações do mercado de trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

Atividades de extensão

São desenvolvidas desde o início do curso e tem a intenção de propiciar ao aluno a aquisição de experiências diversificadas inerentes e indispensáveis a sua formação profissional, criando uma interação entre as teorias estudadas no ambiente acadêmico e sua utilização no mercado de trabalho.

Pesquisa

Os docentes e discentes são incentivados pela IES para realizarem pesquisas de interesse regional e nacional. Atualmente há a participação de docentes grupos de pesquisa da instituição vinculados ao CNPq, bem como em outras instituições nacionais

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Um mercado de trabalho ampliado com grandes oportunidades para atuar nas diversas áreas da alimentação e nutrição.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pela FIMCA?

Nutricionista, líder e empreendedor, com visão crítica e humanística, comprometido, capaz de construir uma prática profissional ampliada e inovadora integrando as equipes multiprofissionais de saúde, produção, qualidade e tecnologia de alimentos. Incentivando hábitos alimentares saudáveis, adequados em quantidade, qualidade e harmonia, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, mediante reflexão sobre a realidade econômica, cultural, política, determinantes sociais, direitos humanos básicos, bem como a natureza interdisciplinar e Intersetorial da alimentação e nutrição, adotando postura ética no enfrentamento da complexidade que envolve as questões nutricionais, o sistema alimentar, suas características e sua dinâmica, apto para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas em todas as fases da vida. Agente promotor de mudanças, atento às diretrizes das políticas públicas e programas da área da nutrição, alimentação e saúde com foco no cuidado integral da saúde, baseado na segurança alimentar e nutricional de forma transversal, apresentando conduta profissional pautada em evidências científicas, domínio de conhecimento técnico e gestão de programas e ações de educação alimentar e nutricional para indivíduos e populações, priorizando práticas alimentares sustentáveis, regionais, saudáveis e acessíveis.

Última atualização 09 de julho de 2024

Porquê na FIMCA

Durante os seus 4 anos de duração, o curso oferece uma formação multidisciplinar, reunindo conhecimentos da área da Saúde, como Higiene e Microbiologia dos Alimentos, e da área de Humanas, com matérias ligadas à Economia, Administração, Políticas Públicas e Comunicação.

Ao longo dos semestres, você terá muitas aulas práticas em laboratório para conhecer a composição dos alimentos, aprender a elaborar cardápios para montar uma dieta balanceada, realizar avaliações nutricionais e saber mais sobre educação e higiene alimentar.

Enquanto aluno você também vai aprender como ocorre a transmissão de doenças, além de assistir aulas sobre Legislação e Vigilância Sanitária. Na área gerencial, o curso de Nutrição da FIMCA inclui disciplinas de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, que podem ser restaurantes, escolas, hospitais ou empresas em geral.

Já as aulas de Empreendedorismo preparam o futuro nutricionista para abrir o seu próprio consultório. Também há disciplinas voltadas especificamente para a Nutrição Materno-Infantil e para a Nutrição Aplicada ao Esporte.

Durante as aulas você também aprende sobre a nutrição como fator cultural, no sentido de que os hábitos alimentares se relacionam com vários outros hábitos comuns na sociedade.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular
FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho